O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou para a próxima segunda-feira (27) as discussões sobre a Lei da Ficha Limpa, após dez horas de discussão e votação. Nesta sexta-feira (24), o julgamento sobre a validade da lei foi concluído com um empate de 5 a 5. Diante do impasse, os ministros do STF decidiram suspender o julgamento e marcar para as 14h de segunda uma sessão extraordinária.
Apesar de tratar de outro processo, qualquer ministro, segundo a assessoria do STF, pode pedir, durante a sessão, um aparte ou questão de ordem para tratar da Lei da Ficha Limpa.
O presidente do STF, Cezar Peluso, tem a prerrogativa de desempatar o placar, porém, ele prefeiru não utilizar o voto de desempate. Restaram então duas opções: espera da nomeação de um novo ministro para a Corte ou pela manutenção da decisão da Justiça Eleitoral.
Ficha Limpa - É o quarto projeto de iniciativa popular a se tornar lei. Ela proíbe a candidatura de políticos condenados em decisões colegiadas e que renunciaram a mandato eletivo para escapar de cassação.
*Com informações do
G1
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!