Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > tecnologia
Whatsapp Whatsapp
Nova medida

INSS usará inteligência artificial contra fraudes em atestados médicos

Segundo o INSS, medida deve ser adotada ainda no mês de dezembro

Nathália Amorim • 11/12/2023 às 10:40 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que vai utilizar ferramentas de inteligência artificial para identificar fraudes em atestados médicos enviados pelo Atestmed. A medida deve ser adotado ainda no mês de dezembro.


				
					INSS usará inteligência artificial contra fraudes em atestados médicos
INSS vai utilizar inteligência artificial contra fraudes em atestados. Foto: Agência Brasil

O Atestmed é um sistema de pedido automático de benefício por incapacidade temporária. Com ele o segurado envia o atestado pela internet e pode receber o auxílio sem precisar passar pela perícia médica presencial. Nesses casos, toda a análise é feita a distância.

Leia mais:

Segundo o INSS, o robô vai fazer o cruzamento de bancos de dados para detectar irregularidades. Isso inclui checagem de identificação dos médicos, registro no Conselho de Medicina e grafia dos agentes de saúde.

De acordo com Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, a expectativa é que com a análise dos robôs o tempo de espera para concessão de benefícios seja reduzida. Além disso, que o processe se torne mais seguro.

O balanço atual do Instituto indica que mais de um milhão de pessoas aguardam a análise dos casos para concessão de benefícios, como o auxílio-doença.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM TECNOLOGIA :

Ver mais em Tecnologia