O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que vai utilizar ferramentas de inteligência artificial para identificar fraudes em atestados médicos enviados pelo Atestmed. A medida deve ser adotado ainda no mês de dezembro.
O Atestmed é um sistema de pedido automático de benefício por incapacidade temporária. Com ele o segurado envia o atestado pela internet e pode receber o auxílio sem precisar passar pela perícia médica presencial. Nesses casos, toda a análise é feita a distância.
Leia também:
Segundo o INSS, o robô vai fazer o cruzamento de bancos de dados para detectar irregularidades. Isso inclui checagem de identificação dos médicos, registro no Conselho de Medicina e grafia dos agentes de saúde.
De acordo com Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, a expectativa é que com a análise dos robôs o tempo de espera para concessão de benefícios seja reduzida. Além disso, que o processe se torne mais seguro.
O balanço atual do Instituto indica que mais de um milhão de pessoas aguardam a análise dos casos para concessão de benefícios, como o auxílio-doença.
Nathália Amorim
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!