Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > tecnologia
Whatsapp Whatsapp
Especial Publicitário

Três maneiras de reparar fotos e vídeos corrompidos

Precisa reparar fotos e vídeos corrompidos? Saiba que existem algumas opções de software que podem te ajudar nessa tarefa. Confira!

Especial Publicitário • 02/04/2024 às 23:52 • Atualizada em 12/04/2024 às 17:12 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Por mais que a era digital tenha proporcionado a possibilidade de armazenar milhares de dados em segurança, a tecnologia é capaz de ter falhas em seu sistema. Assim, situações como fotos e vídeos corrompidos podem acontecer ainda que se tenha muito cuidado.


				
					Três maneiras de reparar fotos e vídeos corrompidos
Três maneiras de reparar fotos e vídeos corrompidos. Foto: Freepik

São momentos inesperados como uma queda de energia durante a transferência de mídias, uma pane no sistema do computador ou um erro do próprio sistema. Dessa maneira, é muito importante manter seus dados salvos em locais diferentes.

Leia mais:

Entretanto, outra possibilidade para reparar fotos e vídeos corrompidos é usar plataformas especializadas em conserto de mídias. Também é válido lembrar de que nada é exatamente perdido em um software.

Nesse artigo, veja 3 maneiras de restaurar suas fotos e vídeos corrompidos facilmente!

1. Wondershare Repairit

A primeira opção, que é bastante eficaz para reparar fotos e vídeos corrompidos, é a Wondershare Repairt.

Esse é um recurso do Recoverit, um software multifuncional que ajuda a recuperar arquivos, fazer backup e até permite que você melhore os pixels de imagem.

A plataforma é totalmente desenvolvida para a restauração de arquivos danificados, corrompidos ou apagados. Dessa forma, o usuário pode ter acesso a um conjunto de recursos diversificados e úteis para situações simples ou complexas.


				
					Três maneiras de reparar fotos e vídeos corrompidos
Wondershare Repairt. é a primeira opção. Foto: Reprodução / Redes

Também é interessante lembrar que o programa pode ser acessado de forma online ou por meio da sua versão desktop. Além de ser compatível com os sistemas operacionais Windows, MacOS e Linux.

Para conseguir recuperar fotos e vídeos corrompidos por meio dessa ferramenta, o usuário não precisa ter nenhum conhecimento prévio sobre reparo de mídias. Com um descomplicado passo a passo, até quem estiver usando a plataforma pela primeira vez não encontrará dificuldades.

Nos próximos tópicos, veja como recuperar fotos e vídeos corrompidos com o Repairit:

Passo 1: Abra o menu do aplicativo

Na tela inicial, selecione a função de “Recuperação” e em seguida, escolha o tipo de mídia que deseja reparar. A plataforma possui duas opções: Reparo de Vídeo ou Reparo de Foto.

Passo 2: Insira as fotos e vídeos

Depois, basta adicionar o tipo de arquivo que será recuperado ao programa. Assim que as fotos e vídeos corrompidos carregarem, o aplicativo inicia uma varredura completa do que foi selecionado.

Passo 3: Salve as mídias em um local seguro

Essa ação consegue identificar se existe algum material em JPEG/JPG ou formato de vídeo danificado. Após alguns segundos, o aplicativo exibe seus dados recuperados com a opção de fazer a pré-visualização.

Confira se essas são as mídias que deseja restaurar e clique em “Salvar” para finalizar o reparo. Para evitar que situações como ter fotos e vídeos corrompidos aconteçam novamente, não é recomendado salvar os arquivos no mesmo local de armazenamento que foram danificados.

2. VLC Media Player

O VLC Media Player é um popular reprodutor multimídia, famoso por ser gratuito e de código aberto. Essa última característica é muito importante, já que permite que essa ferramenta seja útil também para decodificadores.


				
					Três maneiras de reparar fotos e vídeos corrompidos
VLC Media Player é um popular reprodutor multimídia. Foto: Reprodução / Redes

Ainda que essa seja a sua função mais conhecida, o programa é capaz de recuperar fotos e vídeos corrompidos com facilidade. Para quem já usa o VLC Media Player para reproduzir mídias como filmes e DVDs, é interessante aprender como o software pode te ajudar com arquivos danificados.

Por isso, descubra como recuperar fotos e vídeos corrompidos com esta plataforma:

Passo 1: Acesse o programa

Pode-se baixar o aplicativo para desktop ou instalar sua versão para mobile. As duas formas são eficazes. No menu do VLC Media Player, basta que o usuário abra o aplicativo e acesse a opção “Conversão”.

Passo 2: Faça a conversão de arquivo

Em seguida, adicione o arquivo corrompido e clique em “Converter”. Essa ação irá converter o vídeo para a extensão AVI, preservando seu conteúdo de áudio e vídeo presente no formato.

Na próxima janela de conversão, será requisitado que o usuário configure detalhes como codec e local de armazenamento após salvar. Com os ajustes feitos, toque em “Iniciar” e espere até que a conversão seja concluída.

Passo 3: Recupere seus arquivos

Assim que o processo for finalizado, clique na guia de “Ferramentas”, selecione a aba de “Preferências” e entre na janela “Input/Codecs”.

Logo depois, será preciso marcar o item “Always Fix”, na seção “Damaged or incomplete AVI file” para que o programa consiga fazer o reparo do arquivo corretamente.

3. Tenorshare 4DDiG File Repair

O software do 4DDiG File Repair é projetado para o reparo de fotos e vídeos corrompidos, com suporte para vários arquivos diferentes. A plataforma possui um design simples e intuitivo, que não necessita de muito conhecimento aprofundado sobre a restauração de dados.

Uma vantagem do aplicativo, é conseguir fazer o reparo de até 3.000 imagens de uma só vez. Assim, o 4DDiG pode reparar fotos em qualquer formato, com destaque para JPG/JPEG, PNG, RAW, SEW, CRW e TIFF.


				
					Três maneiras de reparar fotos e vídeos corrompidos
O software do 4DDiG File Repair é projetado para o reparo de fotos e vídeos corrompidos. Foto: Reprodução / Redes

Além de que, o programa também possui recursos de edição para melhorar a qualidade de vídeo. Seja por problemas de imagens com superexposição, com resolução baixa ou pixeladas.

Apesar de não ter tantos recursos como o Wondershare Repairit, por exemplo, pode ser uma alternativa prática para muitos usuários. Em seguida, confira como usar o 4DDiG File Repair para reparar fotos e vídeos corrompidos:

Passo 1: Execute o software

Com o aplicativo instalado no seu computador, o primeiro passo é executar o programa e abri-lo. Em seguida, toque na guia “Reparo de foto” e posteriormente em “Iniciar” para escolher as diferentes opções de reparo.

Nesse caso, clique em “Corrigir erros de foto” para que o processo de recuperação comece.

Passo 2: Adicione as mídias corrompidas

Na guia para “Corrigir erros de foto”, você deve acrescentar todas as imagens corrompidas que deseja recuperar. Assim que as mídias carregarem, você pode visualizá-las, adicionar mais arquivos ou também remover. Depois de fazer os ajustes, clique em “Iniciar Reparo” para que o software comece a recuperação.

Passo 3: Visualize e salve os arquivos

Por fim, quando o sistema concluir todo o processo de reparo, você pode fazer a pré-visualização e conferir a restauração das mídias.

O aplicativo lista as fotos recuperadas separadamente, o que ajuda a identificar a diferença das imagens. Se estiver contente com o resultado final, escolha os arquivos e toque em “Exportar os Selecionados”. Nesta opção, pode-se definir diferentes formatos e locais de salvamento.

Recupere fotos e vídeos corrompidos rapidamente

Listamos três ferramentas diferentes de reparo para você perceber como é fácil recuperar fotos e vídeos corrompidos com seu auxílio!

Cada uma delas possui funções práticas e acessíveis para qualquer tipo de usuário. Com características específicas, vale pesquisar mais sobre os softwares para entender qual deles combina melhor com as suas necessidades.

De fato, essas ferramentas aparecem com frequência na lista de melhores programas para reparar dados corrompidos – e isso não acontece por acaso.

Dessa forma, não se desespere mais quando algum arquivo for danificado. Desde que você utilize um aplicativo para reparo de fotos e vídeos corrompidos, nenhum dado é perdido.

É só escolher uma das ferramentas e ter mais conforto para recuperar seus registros mais importantes!

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM TECNOLOGIA :

Ver mais em Tecnologia