icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
NOTÍCIAS

Urnas que serão utilizadas nas eleições começam a ser preparadas

foto autor

23/09/2010 às 16:52 • Atualizada em 29/08/2022 às 14:52 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

A preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2010 em Salvador já começou. Os testes serão realizados até o dia 1º de outubro. Membros de partidos políticos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Ministério Público (MP) poderão acompanhar as cerimônias de carga e lacração das urnas entre os dias 23, 24, 28 e 29 de setembro, sempre a partir das 8h.

A lacração será realizada no Centro de Apoio Técnico (CAT) do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em Porto Seco Pirajá,na BR-324. A carga e lacração começam pelas urnas das seções que compreendem da 16ª a 20ª Zona Eleitoral.

Cada equipamento receberá dados de todos os candidatos, dos eleitores da seção para onde cada equipamento será enviado e o software de justificativa de ausência.

Haverá uma conferência por amostragem em até 3% das urnas eletrônicas, quantidade que é escolhida aleatoriamente. No mínimo uma urna é conferida. Nesse processo também é feita a verificação da assinatura digital, procedimento que busca aferir se o programa de computador não foi modificado de forma intencional ou não perdeu suas características originais por falha na gravação ou leitura.

As urnas estarão programadas para serem ligdadas somente às 7h do dia 03 de outubro. O desligamento, por sua vez, só poderá ser feito a partir das 17h do mesmo dia. Se houver tentativa de ligar as urnas antes do previsto, o mecanismo registra a ação. Serão utilizadas 35.677 urnas no Estado da Bahia.

Interior - A carga e lacração se iniciaram na quarta-feira (22) e vão também até 1º de outubro. Os locais e horários em que os procedimentos serão feitos variam de acordo com cronograma estipulado nas zonas eleitorais em cada cidade.

*Com informações do
TRE-BA

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Notícias