Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
Baixo sul da Bahia

Veja o que se sabe sobre o acidente com duas lanchas em Boipeba

O condutor de uma das lanchas ficou ferido. O segundo piloto, que teria causado o acidente, foi preso em flagrante

Danutta Rodrigues • 30/12/2023 às 13:18 • Atualizada em 10/01/2024 às 13:34 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Duas pessoas morreram após duas lanchas baterem de frente nas proximidades da Ilha de Boipeba, destino turístico no baixo sul da Bahia, na sexta-feira (29). De acordo com o Departamento de Polícia Técnica, as vítimas eram um homem de Alagoas e uma mulher de São Paulo. A Polícia Civil e a Capitania dos Portos investigam o caso.


				
					Veja o que se sabe sobre o acidente com duas lanchas em Boipeba
Duas embarcações se chocaram no trecho conhecido como Rio do Inferno; uma pessoa está desaparecida. Foto: Reprodução / Redes sociais

O condutor de uma das lanchas ficou ferido. O segundo piloto, que teria causado o acidente, foi preso em flagrante. Ele foi identificado como Aldir Rosário do Amor Divino. No dia do acidente ele foi detido e, na semana seguinte, teve a prisão convertida em preventiva pela Justiça.

Leia mais:

A defesa recorreu da conversão. O homem foi solto no dia 10 de janeiro, sob condição de cumprimento de medidas cautelares, entre elas a proibição por seis meses do direito de dirigir.

Em qual localidade aconteceu o acidente?

As duas lanchas bateram de frente em um local conhecido como Rio do Inferno, nas imediações do Encantado, no trecho conhecido como Cruzinha, na ilha de Boipeba.

O que diz o delegado?

De acordo com a reportagem divulgada pelo g1 Bahia, o coordenador da 5ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil, José Raimundo Nery Pinto, disse que o piloto que foi preso era reincidente e estava embriagado quando se envolveu no acidente.

Ainda de acordo com o delegado, o homem que causou o acidente tem licença para pilotar e a carteira de habilitação está na validade. O documento foi apreendido pela Marinha.

José Raimundo ainda disse que passageiros afirmaram ter visto o piloto ingerindo bebida alcoólica durante o passeio. Ele ainda afirmou que o piloto apresentava sinais de embriaguez quando foi preso.

Apesar da declaração do delegado, o teste de etilômetro (bafômetro) ao qual o piloto foi submetido não detectou presença de álcool no organismo.

"Possivelmente, isso se deu pelo tempo que demorou para [o teste] ser feito, porque o acidente aconteceu umas 15 horas e esse teste foi feito já por volta das 23 horas, pela própria Marinha", disse. Raimundo Nery ainda acrescentou que o resultado do procedimento deverá sair em 10 dias, mesmo prazo em que serão apresentados aos autos do inquérito.

Sobre a reincidência do piloto, o delegado disse: "Teve uma situação, meses atrás, em que ele também fazia uso de bebida alcoólica e se envolveu em um acidente, em que uma pessoa foi vitimada, lesionada levemente. Ele já responde por esse caso. Ou seja, ele reiterou já nessa prática delituosa, a gente já sabe que é uma pessoa contumaz em navegar fazendo ingestão de bebida alcóolica e com velocidade excessiva”.

Quem são as vítimas?

As vítimas foram identificadas como Mário André Machado Cabral, de 34 anos, natural de Maceió (AL), e Larissa Fanny Galantini Pires, de 35 anos, de Goiânia (GO). Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal de Valença, no baixo sul.

Uma mulher, que não teve nome divulgado e estava na embarcação que saiu de Valença com destino a Boipeba, desapareceu, mas foi localizada horas depois. Neste sábado (30), ela está internada no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano. O quadro de saúde é considerado estável.

De acordo com a empresa de Transportes Datolli, responsável pela embarcação com passageiros, o piloto tem mais de 20 anos de experiência na função. O homem foi gravemente atingido na colisão e está hospitalizado. O nome dele não foi divulgado. Em nota, a empresa também divulgou que há outras pessoas feridas, porém, não detalhou a quantidade e nem para onde foram levadas.

E as lanchas?

Uma das embarcações, que é da empresa de Transportes Datolli, fazia a travessia de passageiros entre a cidade de Valença e Boipeba, que leva cerca de 1h e 1h30. As duas vítimas do acidente estavam nesta embarcação. Em nota, a empresa Datolli informou que a lancha partiu ao meio quando foi atingida.

Já a outra lancha, que teria causado o acidente, saiu de Morro de São Paulo, localidade turística que fica ao lado de Boipeba, fazia um passeio pela região, o chamado "Volta à Ilha", que contorna o território e faz paradas em pontos estratégicos.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias