Novelas

Humberto Martins volta à TV como ex-ator pornô em 'Verão 90'

O personagem terá uma grande rivalidade com Lidiane (Claudia Raia), ex-atriz com quem trabalhou

Patrícia Kogut, de Agência O Globo

Humberto Martins voltará ao ar em "Verão 90", a próxima novela das 19h da Globo, no papel de Herculano, um diretor de cinema que renega o passado como ator de pornochanchada, época em que era conhecido como Hércules Gatão. O personagem terá uma grande rivalidade com Lidiane (Claudia Raia), ex-atriz com quem trabalhou:

Foto: Divulgação

- O Herculano tem uma pegada cômica natural. Ele é um cara vaidoso e que se irrita com facilidade, principalmente quando se encontra com Lidiane. Compor um papel desses é trabalhar no fio da navalha. Comicidade de menos é ruim e o contrário fica exagerado.

A novela se passará na década de 1990, época em que Humberto fez muito sucesso com personagens em novelas como "Quatro por quatro" e "Vira-lata":

- Eu vivi os anos 1990 como galã de televisão e senti na pele todo aquele momento. Era uma época em que tínhamos mais liberdade, não estávamos tão expostos e sendo monitorados a todo momento. A relação com as pessoas era mais no tête-à-tête. Hoje, está tudo na internet.

Apesar de o contato com o público estar cada vez maior pelas redes sociais, o ator conta que continua sendo assediado nas ruas:

- São diferentes tipos de abordagem. Já interpretei o pai de atrizes como Marina Ruy Barbosa e Bruna Marquezine, que são muito queridas pelas meninas mais novas. Então, muitas me olham com esse carinho de uma figura paterna. Já algumas mulheres entre 40 e 60 anos me enxergam realmente como homem. Além disso, é interessante a grande quantidade de fãs do sexo masculino que vêm falar comigo para dizer que adoram o meu trabalho.

Conhecido por interpretar com frequência o tipo "macho alfa" na teledramaturgia, o ator, de 57 anos, conta que sempre busca "sair da zona de conforto e criar algo único":

- Trago isso comigo desde a época em que fazia teatro. Todo personagem pode ser muito interessante. Depende da forma como você o constrói.

Com quase 30 anos de serviços prestados à TV, Humberto está atrás de novos desafios profissionais. Em paralelo ao trabalho na novela, ele finaliza o processo para conseguir a cidadania americana e pretende iniciar uma carreira internacional. Ele tem uma casa em Orlando, onde vivem seus filhos e netos:

- Já estou com alguns contatos profissionais por lá, mas não pretendo sair da televisão brasileira. A ideia é expandir o leque de possibilidades. Adoro Orlando, pois a minha família está por lá e porque a cidade é um paraíso do golfe, uma das minhas paixões.