Perfil

Ivete Sangalo

Cantora realizava pequenas apresentações em bares, e foi apresentada ao produtor da Banda EVA, Jonga Cunha, criador do Bloco Eva, passando a fazer parte do grupo em 1993

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Ivete Maria Dias de Sangalo Cady é família, carnaval na Bahia, axé e muito mais. Nascida em 27 de maio de 1972 em Juazeiro (BA), Ivete Sangalo é uma premiada cantora, produtora e compositora brasileira. Com milhões de cópias de CDs/DVDs vendidas e ganhadora do Grammy Latino, Veveta  já apresentava vocação para a área na infância, e tinha o costume de realizar apresentações na escola e em saraus organizados pelo pai. No entanto, a artista ganhou visibilidade e a simpatia do público no início dos anos 90, ao se tornar vocalista da banda Eva.

Filha de Dona Maria Ivete (falecida em 2001) e Alsus Almeida de San Galo, Veveta é a caçula de outros cinco irmãos: Mônica Sangalo, Cinthia Sangalo, Marcos Sangalo (já falecido), Jesus Sangalo (já falecido) e Ricardo Sangalo, e viu a vida girar com a morte precoce do pai, quando ela era adolescente.  Aos 17 anos, mudou-se para Salvador, passou a trabalhar em shoppings e a buscar diferentes maneiras de ajudar no sustento da família.  A baiana também realizava pequenas apresentações em bares, e foi apresentada ao produtor da Banda EVA, Jonga Cunha, criador do Bloco Eva, passando a fazer parte do grupo em 1993.

Foram  cerca seis discos lançados pela Banda Eva enquanto Ivete fez parte do grupo, e músicas como "Arerê" e "Me abraça" permanecem vivas em muitos carnavais. Ela se despediu da banda durante o carnaval de 1999 e se lançou na carreira solo, onde não parou de crescer. O primeiro CD dela na nova fase, que reuniu hits como "Se eu não te amasse tanto assim" e "Medo de amar", foi lançado ainda em 1999.

Foi durante uma apresentação no Rock in Rio Lisboa em 2006 que Veveta ganhou maior visibilidade internacional. A cantora já chegou a realizar parcerias com diferentes artistas estrangeiros, como Alejandro Sanz, Nelly Furtado, Juanes, Shakira e Laura Pausini. Sabia que até show de Beyoncé mainha já abriu? Em dezembro do mesmo ano, a baiana reuniu mais de 800 mil pessoas num show no Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro para gravar o CD/DVD Multishow ao vivo – 'Ivete Sangalo no Maracanã'.

Veveta também coleciona trabalho com intérpretes brasileiros. Em 2009, a baiana lançou

o décimo álbum de estúdio. Nomeado como "Pode entrar: Multishow registro", a obra foi um convite à casa dela, que recebeu como convidados grandes nomes da música brasileira: Maria Bethânia, Carlinhos Brown, Saulo, Marcelo Camelo e Lulu Santos. Já em 2013, Ivete Sangalo preparou um mega evento para celebrar os 20 anos de carreira: a gravação do DVD na Arena Fonte Nova. A festa contou com Bell Marques, Alexandre Carlo, Olodum e Alexandre Pires. 

Além dos palcos, a participação de Veveta na telinhas não se restringiu somente à presença dos hits dela em novelas, como no caso da música “Quando a chuva passar” em ‘Cobras e lagartos’ (2006) e “Se eu não te amasse tanto assim” em ‘Uga-Uga’ (2000), ambas exibidas pela Tv Globo. A artista já participou da telenovela  ‘Gabriela’ (2012)  e filmes como ‘Simão, o Fantasma Trapalhão’ (1998), ‘Xuxa: gêmeas’ (2006)’ e ‘Crô, o filme"’(2013). Ela também apresentou o programa 'Estação Globo' entre os anos de 2004 e 2008 na Globo e o ‘Super Bonita’ no GNT em 2015.

Em 2008, a baiana começou a namorar o nutricionista Daniel Cady, com quem mantém um relacionamento até hoje. Os dois são pais de Marcelinho (2009), que já acompanha a mãe em alguns shows, e as gêmeas Marina e Helena (2018). Em um dos momentos mais marcantes do casal, a cantora deu um "puxão de orelha" no amado durante uma apresentação em 2016, ao vê-lo conversando com outra mulher. Até hoje, a frase "Quem é essa aí, papai?" é tida como um bordão pelos “zamuris”, apelido dado por ela aos fãs.

Até o momento, Veveta recebeu 21 indicações ao Grammy Latino, ganhou a categoria de 'Melhor Álbum Brasileiro de Raízes/Música' em 2005 e, em 2012, de 'Melhor Álbum de Música Popular Brasileira', e em 2014 de ‘Melhor álbum de pop contemporâneo brasileiro’ além de ser recordista de vitórias no Prêmio Multishow. Atualmente, além de cantora e estrela de campanhas publicitárias, Ivete também é sócia da produtora IESSI Music Entertainment e do próprio bloco e camarote carnavalesco, o “Cerveja e Cia”, além do tradicional bloco Coruja, puxado pela artista todos os anos. Por cinco edições, ela foi uma das juradas do programa ‘The Voice Brasil’, sendo dois anos na versão 'kids' e três anos na versão adulta do show. Veveta deixou o elenco do reality musical em 2020.