Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > podcasts > calumbi
Whatsapp Whatsapp
Ouça

Calumbi revisita participação do povo negro na independência da Bahia

Episódio do podcast Calumbi apresenta perspectivas sobre a contribuição das pessoas negras na revolução e tensiona a narrativa historicamente contada

Iamany Santos • 27/11/2023 às 21:40 • Atualizada em 27/11/2023 às 22:01 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Monárquico e escravista, o Brasil de 1823 era, mais do que nunca, um ambiente hostil para pessoas negras. A insatisfação do povo negro com essa estrutura e a resistência dessa população levou a uma série de revoltas, além da participação ativa dessa parte da população no processo de Independência do Brasil na Bahia.


				
					Calumbi revisita participação do povo negro na independência da Bahia
Foto: Agência Brasil

Em 2023, esse momento histórico completa 200 anos de celebração e rever a narrativa tradicional desse evento é necessário para uma representação mais justa da realidade. Pensando nessa perspectiva revisionista da história, o podcast Calumbi, em parceria com o grupo Arribá o Céu, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), produziu um episódio dedicado a participação das pessoas negras neste processo revolucionário.

Leia mais:

Para compor as discussões do episódio, a produtora cultural Adriana Santana convidou Sandro Augusto Cerqueira Júnior, que é mestre em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e Nora de Cássia Oliveira, doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), para apresentar novas perspectivas desta história.


				
					Calumbi revisita participação do povo negro na independência da Bahia
Historiadores Sandro Augusto Cerqueira Júnior e Nora de Cássia Oliveira, respectivamente. Foto: Arquivo pessoal

Segundo os especialistas, rever para quem e o que motivou a Independência é essencial para entender a contribuição do povo negro e como a luta por liberdade desta parcela da sociedade perdura até a atualidade.

Diante dessa reflexão, é possível perceber que as melhorias sociais prometidas durante a revolução da Independência do Brasil na Bahia não chegaram aos povos negros e indígenas. Essas grupos permaneceram subalternizados pela estrutura racista sobre a qual o país foi criado. A insatisfação diante desse cenário levou a outras revoltas baianas como a dos Periquitos, em 1824, e a dos Malês, em 1835.

Esses momentos históricos evidenciam o descontentamento dos negros e negras que, além de ter a contribuição historicamente apagada, continuam a sofrer com as heranças da escravidão.

Escute o episódio “A participação negra nas lutas por Independência" completo abaixo:

Ouça o áudio Episódio “A participação negra nas lutas por Independência" •
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CALUMBI :

Ver mais em Calumbi