iBahia > calumbi
Podcast Calumbi

Conheça Andorinha, caçula do Sertão baiano famosa pela extração de minérios

Com apenas 34 anos de emancipação política, cidade localizada no Piemonte Norte de Itapicuru possui jazidas de cromo, amazonita e mármore

Redação iBahia • 14/09/2023 às 21:33

Google News siga o iBahia no Google News!

Considerada a caçula do Sertão da Bahia, a cidade de Andorinha é uma jovem adulta, com apenas 34 anos de emancipação política. Apesar da pouca idade, o município é mais um dos exploradores de minérios da região, com jazidas de cromo, amazonita, mármore, entre outras riquezas da terra.

Com um história parecida a outros territórios do Sertão baiano, a cidade sertaneja nasceu do que inicialmente foi a Fazenda Gato, que pertencia a João do Gato. Tornando-se um referência na região, a fazenda levou outras pessoas a se mudarem pra a localidade e se acomodarem ali.

Com a chegada de mais pessoas, e com a presença do famoso Morro das Andorinhas ali perto, o nome da fazenda mudou e o local em si se expandiu. Atualmente, Andorinhas tem mais de 15 mil habitantes e é conhecida pela mineração e a pecuária.

Responsável pelo pontapé que contribuiu para o desenvolvimento da cidade, a mineração, assim como em outras cidades do Sertão Baiano, é uma importante fonte econômica pra cidade. Para além do cromo, também são extraídas no local a amazonita, o mármore, o quatzo e as rochas ornamentais.

A cidade é parte do Piemonte Norte do Itapicuru e faz parte da lista de cidades abordadas no podcast Calumbi, produto dedicado ao Sertão da Bahia. A produtora cultural Adriana Santana e a historiadora Kerollen Hagnys contaram detalhes da história da cidade durante episódio do programa, desde sua origem, até suas principais fontes econômicas e momentos históricos.  Ouça o episódio completo abaixo:

TAGS:

bahia podcast calumbi sertão da Bahia

RELACIONADAS:

MAIS EM CALUMBI :

Ver mais em Calumbi