Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > podcasts > calumbi
Whatsapp Whatsapp
Sertão da Bahia

Conheça Ponto Novo, cidade que surgiu ao redor do rio Itapicuru na BA

Comunidade de Ponto Novo foi tema de um dos episódios do Podcast Calumbi, produto voltado para o Sertão do estado

Redação iBahia • 01/08/2023 às 21:45 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Conheça Ponto Novo, cidade que surgiu ao redor do rio Itapicuru na BA
Foto: AgênciaDC

Localizada no Sertão da Bahia, a cidade de Ponto Novo contou com um personagem importantíssimo para o início de sua história. Construída de forma espontânea e através da força popular, a localidade possui uma trajetória intimamente ligada ao desenvolvimento da região.

Surgida na margem direita do rio Itapicuru, por volta de 1946, a localidade atualmente conhecida como Ponto Novo cresceu ao redor da construção de uma ponte. Essa construção foi mais uma etapa da construção da rodovia federal BR-407, que hoje liga os estados da Bahia, Pernambuco e do Piauí.

Leia mais:

A BR-407 afetou o desenvolvimento de outros municípios do Sertão do estado e, no caso de Ponto Novo, foi o que levou as primeiras pessoas a se estabelecer no local. Foi nesse contexto que Seu Luciro, um mascate sertanejo vendedor de pães, estabeleceu em Ponto Novo o primeiro barraco fixo de palha.

Depois de seu exemplo, outros comerciantes e operários, vindo de diferentes regiões da Bahia e do Nordeste, se estabeleceram no local. A comunidade de Ponto Novo foi tema de um dos episódios do Podcast Calumbi, produto voltado para o Sertão da Bahia.

Durante o episódio, a produtora cultural Adriana Santana e a historiadora Kerollen Hagnys abordaram todos os detalhes documentados sobre a cidade. Ouça o episódio completo abaixo:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CALUMBI :

Ver mais em Calumbi