Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > podcasts > calumbi
Whatsapp Whatsapp
Ouça

De Joana Angélica a Maria Felipa: saiba mais sobre participação das mulheres na Luta pela Independência

Pesquisadores e líderes sociais falaram sobre participação feminina na batalha pela independência na Bahia em episódio do podcast Calumbi

Redação iBahia • 29/08/2023 às 17:59 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					De Joana Angélica a Maria Felipa: saiba mais sobre participação das mulheres na Luta pela Independência
Primeiro monumento de Salvador dedicado a Maria Felipa. Foto: Valter Pontes / Secom PMS

Por muito tempo a participação das mulheres no processo de luta pela independência do Brasil na Bahia foi ignorado pela história. A batalha para expulsar os portugueses de território baiano, comemorada no 2 de julho, conta com a participação de grandes heroínas, cuja importância histórica resistiu ao tempo e ao preconceito.

Entre as trajetórias e Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa, por exemplo, existe muita singularidade, força, diversidade e coragem para desafiar as regras. Como forma de resgatar, preservar e colocar essas contribuições sob os holofotes, a produtora cultural Adriana Santana conduziu um episódio do podcast Calumbi inteiramente dedicado a essas mulheres.

Leia mais:

Intitulado "Baianas nas lutas por Independência", o episódio faz parte de uma temporada inteiramente dedicada à batalha pela independência e foi construído em parceria com o grupo de pesquisa Arribá o Céu, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Para guiar a análise sobre a participação das mulheres nesse processo, a história de Maria Felipa, mulher negra, marisqueira, capoeirista e do candomblé para guiar o episódio.

A doutora em História Econômica, professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) coordenadora da coluna "Mátria Brasil", do jornal Folha de São Paulo, foi uma das convidadas para falar sobre a trajetória das mulheres na história do Brasil. Além dela. o pesquisador Felipe Peixoto, que se debruça sobre a história da Ilha de Itaparica, também foi convidado para o bate papo.

As fundadora das Casa Maria Felipa, Hilda das Virgens, Gildete das Virgens e Valdiria Lopes, também marcaram presença no podcast Calumbi. Elas falaram sobre o espaço, localizado no bairro da Liberdade, em Salvador, e seu papel político-pedagógico de afirmação, inclusão, empoderamento feminino e produção de conhecimento. Ouça abaixo o episódio completo:

Ouça o áudio
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CALUMBI :

Ver mais em Calumbi