Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > podcasts > calumbi
Whatsapp Whatsapp
Podcast Calumbi

Filadélfia baiana: conheça a cidade da tradicional Festa do Feijão

Com mais de 16 mil habitantes, a cidade possui uma história cheia de reviravoltas, tradição e cultura

Redação iBahia • 29/05/2023 às 18:09 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Filadélfia baiana: conheça a cidade da tradicional Festa do Feijão
Foto: Reprodução/Prefeitura de Filadélfia

Quando se fala de Filadélfia muitos pensam na cidade norte-americana, mas a Bahia tem a sua própria Filadélfia, localizada no Sertão do Estado. Com mais de 16 mil habitantes, a cidade possui uma história cheia de reviravoltas, tradição e cultura.

A cidade já teve nomes diferentes, mas Filadélfia foi o nome abraçado pela população local. A ideia foi proposta por um político local, que se inspirou no livro bíblico do Apocalipse onde a palavra aparece. De origem grega, Filadélfia significa "Irmãos que se amam".

Leia mais:

Cheia de marcas históricas, a cidade de Filadélfia já fez parte da rota do famoso cangaceiro Lampião em seu caminho para Sergipe, além de possuir 17 comunidades remanescentes de quilombo, importantes espaços de resistência e preservação história. Todas as comunidades são reconhecidas pelo Governo Federal, passo essencial para a legitimação destes territórios e seu passado.

Também com forte influência das tradições indígenas dos povos Cariri, a cidade possui uma relação histórica com a agricultura e a produção do feijão. Esse costume foi mantido através de técnicas aperfeiçoadas pelos povos indígenas locais e se tornou um marco da cidade, que realiza anualmente a Festa do Feijão.

Para falar mais sobre essa cidade, a produtora cultural Adriana Santana e a historiadora Kerollen Hagnys convidaram a professora Marlúcia Gama da Cruz e a estudante de licenciatura em Teatro da Universidade do Estado da Bahia, Simone Dias, em um episódio do podcast Calumbi completamente dedicado á Filadélfia. Confira abaixo o episódio completo e saiba mais sobre essa marcante comunidade sertaneja:

Ouça o áudio áudio •
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CALUMBI :

Ver mais em Calumbi