Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > podcasts > calumbi
Whatsapp Whatsapp
Podcast Calumbi

Itinga da Serra ou Antônio Gonçalves? conheça mais a cidade sertaneja

Em episódio do podcast Calumbi, as apresentadoras Adriana Santana e Kerolen Hagnys falam mais sobre a história e as mudanças de Antônio Gonçalves

Iamany Santos • 10/11/2023 às 21:17 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Com quase 12 mil habitantes, a cidade de Antônio Gonçalves, no Sertão da Bahia, passou por muitas mudanças ao longo do tempo. Apesar disso, o nome Itinga da Serra, uma das primeiras formas de se referir à localidade, segue acompanhando o município.


				
					Itinga da Serra ou Antônio Gonçalves? conheça mais a cidade sertaneja
Antônio Gonçalves é uma das cidades do Piemonte Norte do Itapicuru, no Sertão da Bahia. Foto: Prefeitura de Antônio Gonçalves

Assim como outros municípios da região, Antônio Gonçalves era, inicialmente, uma fazenda de açúcar às margens do rio Águia Branca, por volta de 1910. Mas, a história do município começa muito antes disso, apesar de não estarem em registros oficiais da origem da cidade.

Leia mais:

A produtora cultural Adriana Santana e a historiadora Kerolen Hagnys se debruçaram sob as origens de Antônio Gonçalves durante um episódio do Podcast Calumbi. Nele, a dupla de apresentadoras conta que relatos orais mantém viva parte dessa memória perdida da cidade.

Segundo o diretor de Cultura da Prefeitura de Antônio Gonçalves, Adilson Guirra, o povoado de Jiboia é um dos pontapés iniciais para a formação deste município. Hoje reconhecida como comunidade remanescente de quilombo, este povoado teve origem por volta de 1800, o que indica um passado bem mais antigo para Antônio Gonçalves.

Apesar desses indícios, há pouca pesquisa sobre as cidades do Piemonte Norte do Itapicuru, região de onde o município faz parte, o que dificulta a reconstrução deste histórico. Com isso, há também a invisibilização dos povos indígenas que habitaram o local, assim como as comunidades negras.

Itinga da Serra x Antônio Gonçalves


				
					Itinga da Serra ou Antônio Gonçalves? conheça mais a cidade sertaneja
Antônio Gonçalves é uma das cidades do Piemonte Norte do Itapicuru, no Sertão da Bahia. Foto: Prefeitura de Antônio Gonçalves

Assim como outras cidades da região, Antônio Gonçalves contou com dois fatores para seu desenvolvimento: as missões de padres franciscanos, através da Missão do Sahí, e a construção da ferrovia, onde passava o Trem da Gota.

Com essas mudanças, a cidade foi se movimentando pela região e teve diferentes nomes. Após algumas disputas de terra entre fazendeiros, a cidade passou a se chamar Itinga da Serra. O nome é até hoje valorizado pela população e ainda é uma referência para o local.

Em 1960, a professora Araguaci Gonçalves e um grupo de apoiadores iniciaram um movimento de independência da localidade que, à época, tinha estado de vila. No dia 5 de julho de 1962, a cidade conseguiu a emancipação do município, mas a cidade não foi registrada com o nome de Itinga da Serra.

A localidade recebeu o nome de Antônio Gonçalves em homenagem a um médico influente na cidade. Essa notícia não foi bem aceita pela população, apegada ao nome antigo. Até os dias atuais, a população se refere à cidade como Itinga da Serra e não deixa o antigo nome morrer, em um eterno protesto diante da mudança.

Escute o episódio completo do podcast Calumbi abaixo e entenda mais sobre as origens de Antônio Gonçalves:

PLSbKeo-LQAfkESBpWmBi7udmRHCch0QEd

*Sob supervisão do repórter Alan Oliveira

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CALUMBI :

Ver mais em Calumbi