Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > podcasts > calumbi
Whatsapp Whatsapp
Pocast Calumbi

Pesquisadores discutem contra-narrativas sobre o 2 de julho; ouça

Episódio de nova temporada do podcast Calumbi recebeu dois pesquisadores para analisar a complexidade do processo da Independência do Brasil na Bahia

Redação iBahia • 17/07/2023 às 21:26 • Atualizada em 18/07/2023 às 20:26 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Pesquisadores discutem contra-narrativas sobre o 2 de julho; ouça
Foto: Divulgação

De que forma você conheceu a história do 2 de julho? As diversas respostas a essa pergunta guiaram a construção do primeiro episódio da temporada especial do podcast Calumbi, que analisa as narrativas criadas sobre a Independência do Brasil na Bahia.

"Nosso objetivo é apresentar diferentes perceptivas acerca desse momento único da nossa história, que teve a Bahia como palco principal", disse Adriana Santana, apresentadora do Calumbi.

Leia mais:

O programa recebeu o pesquisador Sérgio Guerra Filho, que é mestre e doutor em História Social pela Universidade Federal da Bahia e professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Durante o período do mestrado, Sérgio estudou a participação das camadas populares nas lutas pela Independência do Brasil na Bahia.

Quem também participou do episódio foi a historiadora Cláudia Pereira Vasconcelos, que é doutora em Estudos de Cultura pela Universidade de Lisboa em associação com a Universidade Federal da Bahia e professora da Universidade do Estado da Bahia. Ela coordena um grupo de pequisa que trabalha com a recuperação e valorizção dos saberes e histórias dos sertões indígenas e afro-brasileiros.

Confira abaixo o episódio completo:

Ouça o áudio
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CALUMBI :

Ver mais em Calumbi