O sertão da Bahia é uma região cheia de preciosidades, culturais e materiais, com várias cidades conhecidas pela exploração de minérios e joias. Assim como outros municípios, Pindobaçu também é famosa pela extração de esmeraldas mas, para além disso, é um excelente ponto turístico.
De origem na língua Tupi Guarani, o nome Pindobaçu significa "palmeira grande", fazendo referência ao fato de que na cidade sempre existiram muitas palmeira de babaçu. Com belas serras, cachoeiras e outras belezas naturais, a cidade com pouco mais de 20 mil habitantes é muito procurada por visitantes que se interessam pelo ecoturismo.
Leia também:
Entre as trilhas e o cicloturismo, visitantes da cidade aproveitam pontos famosos da cidade, como a Serra da Fumaça e a Cachoeira do Payayá. O investimento no ecoturismo, que se baseia na exploração da paisagem natural para atração de pessoas, é um movimento recente no município, que assim como outros da região, se estabeleceu através da mineração.
Em episódio do podcast Calumbi dedicado a cidade sertaneja, a produtora cultural Adriana Santana e a historiadora Kerollen Hagnys falam sobre a história, origem e outros detalhes de Pindobaçu. Para além dos aspectos positivos da mineração da região, as apresentadoras detalham as mazelas que se potencializaram na cidade devido a esse tipo de empreendimento.
A desigualdade é um dos fatores que se acentuaram com a exploração de minérios e para se aprofundar no assunto o professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Gustavo Negreiros, e a ativista cultural pindobaçuense, Marisa Barbosa, foram convidados. Escute o episódio completo do episódio abaixo:
*Sob supervisão do repórter Lucas Sales
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!