Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > podcasts > calumbi
Whatsapp Whatsapp
Podcast Calumbi

Sertão da Bahia: conheça Pindobaçu, destino famoso pelo ecoturismo

Assim como outros municípios da região, Pindobaçu também é famosa pela extração de esmeraldas mas, para além disso, é um excelente ponto turístico

Iamany Santos • 20/10/2023 às 19:53 • Atualizada em 20/10/2023 às 20:19 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O sertão da Bahia é uma região cheia de preciosidades, culturais e materiais, com várias cidades conhecidas pela exploração de minérios e joias. Assim como outros municípios, Pindobaçu também é famosa pela extração de esmeraldas mas, para além disso, é um excelente ponto turístico.


				
					Sertão da Bahia: conheça Pindobaçu, destino famoso pelo ecoturismo
A cidade de Pindobaçu, localizada no Sertão da Bahia, é tema de episódio do podcast Calumbi, que divulga conteúdos específicos da região. Foto: Reprodução/Prefeitura de Pindobaçu

De origem na língua Tupi Guarani, o nome Pindobaçu significa "palmeira grande", fazendo referência ao fato de que na cidade sempre existiram muitas palmeira de babaçu. Com belas serras, cachoeiras e outras belezas naturais, a cidade com pouco mais de 20 mil habitantes é muito procurada por visitantes que se interessam pelo ecoturismo.

Leia mais:

Entre as trilhas e o cicloturismo, visitantes da cidade aproveitam pontos famosos da cidade, como a Serra da Fumaça e a Cachoeira do Payayá. O investimento no ecoturismo, que se baseia na exploração da paisagem natural para atração de pessoas, é um movimento recente no município, que assim como outros da região, se estabeleceu através da mineração.


				
					Sertão da Bahia: conheça Pindobaçu, destino famoso pelo ecoturismo
A Serra da Fumaça é um dos destinos mais procurados por turistas que visitam Pindobaçu. Foto: Reprodução/ Viva o Sertão

Em episódio do podcast Calumbi dedicado a cidade sertaneja, a produtora cultural Adriana Santana e a historiadora Kerollen Hagnys falam sobre a história, origem e outros detalhes de Pindobaçu. Para além dos aspectos positivos da mineração da região, as apresentadoras detalham as mazelas que se potencializaram na cidade devido a esse tipo de empreendimento.

A desigualdade é um dos fatores que se acentuaram com a exploração de minérios e para se aprofundar no assunto o professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Gustavo Negreiros, e a ativista cultural pindobaçuense, Marisa Barbosa, foram convidados. Escute o episódio completo do episódio abaixo:

Ouça o áudio 2ª temporada - Pindobaçu •

*Sob supervisão do repórter Lucas Sales

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CALUMBI :

Ver mais em Calumbi