Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > podcasts > calumbi
Whatsapp Whatsapp
Terra do Licuri

Caldeirão Grande: cidade mantém tradições através do plantio de licuri

Cidade é tema de episódio do podcast Calumbi, que narra relação do plantio da palmeira de licuri e tradições de comunidades indígenas e quilombolas

Iamany Santos • 27/10/2023 às 21:07 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Com pouco mais de 13 mil habitantes, a cidade de Caldeirão Grande, no Sertão da Bahia, possui uma tradição histórica com o licuri, que é um tipo de palmeira nativa do bioma Caatinga e está diretamente ligada a comunidades indígenas e quilombolas do município.


				
					Caldeirão Grande: cidade mantém tradições através do plantio de licuri
A extração, plantio e venda dos produtos a base de Licuri é feito por comunidades tradicionais de Caldeirão Grande. Foto: Divulgação/Prefeitura de Caldeirão Grande

Até os dias atuais, a economia de Caldeirão Grande é fortemente movimentada pelo plantio, extração e venda de produtos a base de licuri. Essa relação é tão grande, que o município recebeu o título de "Terra do Licuri".

Leia mais:

Além disso, a cidade realiza uma festa regional todos os anos para celebrar as tradições ligadas ao produto. Através da valorização dos ciclos comunitários e culturais do plantio do licuri, o município tem preservado e perpetuado tradições indígenas e de comunidades quilombolas.


				
					Caldeirão Grande: cidade mantém tradições através do plantio de licuri
Foto: Divulgação/Prefeitura de Caldeirão Grande

Utilizado para a fabricação de cocadas, pães, biscoitos e outras iguarias, a gastronomia a base do licuri é uma dessas ferramentas de preservação. Técnicas indígenas de preparos, bem como processos de extração estabelecidos por comunidades negras, e transmitidos por meio da história oral, até hoje são utilizadas por produtores locais.

A produtora cultural Adriana Santana e historiadora Kerollen Hagnys apresentam mais os traços históricos de Caldeirão Grande em um episódio do podcast Calumbi completamente dedicado a cidade. Nele, a dupla de apresentadoras falam sobre a riqueza do local para além das extração de pedras preciosas, fama que acompanha diversas cidades do sertão baiano.

Ouça abaixo o episódio completo:

PLSbKeo-LQAfkESBpWmBi7udmRHCch0QEd

*Sob supervisão do repórter Alan Oliveira

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CALUMBI :

Ver mais em Calumbi