A música é algo intrínseco à cultura e quando se fala da Bahia esse aspecto é ainda mais marcante. Plural, diferentes estilos de música e tradições musicais se espalham pelo território baiano. Isso não é diferente para quem mora no Sertão da Bahia.
Tradição comum no interior, as bandas de pífanos - que são um tipo de flauta doce feita de bambu - fazem parte de importantes celebrações populares na Bahia. No Sertão baiano, essas bandas são chamadas de Calumbis, em homenagem à planta muito comum nessa região.
Leia também:
Normalmente formadas por tocadores de zabumba, caixa e do próprio pífano, essas bandas são um importante marco cultural do sertanejo no estado e estão fortemente ligadas à heranças indígenas e negros, que fizeram parte da formação da Bahia.
O primeiro episódio da terceira temporada do podcast Calumbi é inteiramente dedicado às Calumbis. A produtora cultural Adriana Santana e a historiadora Kerollen Hagnys realizaram uma pesquisa com importantes figuras do cenário da música tradicional em Senhor do Bonfim, cidade do Sertão da Bahia, e região. Confira o episódio completo:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!