Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > podcasts > pele preta
Whatsapp Whatsapp
Videocast

'O racismo destrói sonhos', diz Lívia Vaz em entrevista ao Pele Preta

Promotora de justiça também comentou sobre a autodescoberta como mulher preta e os desafios da falta de representatividade no sistema judiciário

Aline Gama • 17/06/2023 às 20:27 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					'O racismo destrói sonhos', diz Lívia Vaz em entrevista ao Pele Preta
Foto: Divulgação

"O racismo destrói sonhos, ignora talentos de pessoas negras e naturaliza ausências". Essa foi uma das declarações da promotora de justiça do Estado da Bahia Lívia Vaz, que foi a convidada da nova temporada do podcast Pele Preta, apresentado pela produtora Fran Cardoso e pelo jornalista Rafael Santana. Na entrevista, ela também falou sobre a falta de representatividade negra no sistema judiciário.

Segundo a jurista, passa a ser natural para pessoas pretas não se enxergarem em locais fundados pelo "pacto branco", e que há um sentimento de proibição em relação a isso.

Leia mais:

Lívia, que também é escritora e foi eleita uma das 100 pessoas negras mais influentes do mundo em 2020 (MIPAD), complementou analisando o papel que ela desempenha na luta antirracista: "ser uma mulher negra no sistema de justiça é ser a exceção que confirma a regra de exclusão", disse.

A convidada afirmou ainda que olhar para os espaços e não se enxergar era um inquietação, e que mesmo transpondo os obstáculos racistas, ainda há muita resistência para que mais pessoas negras sejam inseridas e representadas, principalmente mulheres pretas, nordestinas ou nortistas.

Ela ainda comentou que a democracia precisa se fundar na pluriversalidade nos espaços para abarcar todos os tipos de pessoas, destacando que o sistema judiciário é um dos ambientes mais conservadores e fechados, tendo em vista o perfil sociodemográfico de 2018 que constatou uma predominância de magistrado homens, brancos, heterossexuais e cristãos.

Assista ao videocast completo abaixo:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM PELE PRETA :

Ver mais em Pele Preta