Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > podcasts > pele preta
Whatsapp Whatsapp
Representação negativa

'Pele Preta' discute o que fazer com monumentos escravocratas

Episódio teve a presença da jornalista Luana Assiz e do professor Carlos da Silva Júnior

Aline Gama • 13/04/2023 às 16:00 • Atualizada em 13/04/2023 às 19:18 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					'Pele Preta' discute o que fazer com monumentos escravocratas
Foto: Ana Lucia Araujo

O Podcast Pele Preta em Salvador, que é apresentado pela produtora Fran Cardoso e pelo jornalista Rafael Santana, discutiu a presença de monumentos que homenageiam traficantes de escravizados na capital baiana. A conversa teve a presença da jornalista Luana Assiz e do professor e historiador Carlos da Silva Junior, que comentaram quais ações deveriam ser feitas em relação a essas representações.

Um dos monumentos citados como exemplo é o do português Joaquim Pereira Marinho, traficante de escravizados que vivia em Salvador no século XIX e que foi homenageado com uma estátua em frente ao Hospital Santa Izabel, no bairro de Nazaré.

Leia mais:

"Estátuas como a de Pereira Marinho nada mais são do que a lembrança da manutenção de um poder colonial e, com ele, toda a sua carga simbólica e politica. Cobram de nós que vivamos o presente em busca de um futuro melhor, mas a quem interessa que esqueçamos, ou melhor, que nem saibamos a verdadeira historia por trás da imagem doce e cercada de crianças à frente do Hospital Santa Izabel?", comentou Luana.

O professor Carlos apresentou a perspectiva histórica por trás da glamourização de figuras escravagistas, além de explicar como elas chegaram ao status de homenageados, mesmo em uma época em que o tráfico de pessoas escravizadas era proibido no Brasil.

"A estátua do Pereira Marinho vai se tornar um monumento justamente porque há um grupo que faz parte da elite soteropolitana ligada a algumas instituições e que veem no Pereira Marinho algumas características que o aproximam destas pessoas. Só que, ao mesmo tempo, você ignora toda a participação do Pereira Marinho como traficante e a responsabilidade em transportar mais de 11 mil pessoas através do Atlântico", disse ele.

Confira o episódio completo:

Ouça o áudio áudio •
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM PELE PRETA :

Ver mais em Pele Preta