iBahia > pele preta
'Larga o Doce'

Podcast 'Pele Preta' debate pressão estética sobre corpos negros

Fran Cardoso refletiu como os padrões sociais fazem com que as pessoas pretas não se relacionem bem com sua aparência

Aline Gama • 01/06/2023 às 16:25 • Atualizada em 02/06/2023 às 21:38

Google News siga o iBahia no Google News!

Qual o tamanho da pressão estética que as pessoas pretas recebem? Essa pergunta foi base do primeiro episódio de uma série especial do podcast Pele Preta. No programa, a produtora cultural Fran Cardoso comentou, a partir de experiências pessoais, as dificuldades de pessoas pretas se relacionarem com os próprios corpos.

"Quando a gente, de fato, consegue entender esse corpo como um território, que fala, que se expressa e que conversa, conseguimos aperfeiçoar a nossa relação com o nosso próprio corpo. E isso, obviamente, não acontece da noite para o dia, principalmente, pelo fato de que somos estigmatizados, julgados, hipersexualizados, retaliados e criticados, sobretudo, corpos pretos", iniciou Fran.

Em outro momento, a apresentadora afirmou que as metodologias ancestrais de cura e conexão foram roubados, distorcidos e negados às pessoas negras, como um fruto dos processos de exploração e dominação da colonização, fazendo com que corpos pretos sejam vistos como máquinas de trabalho e servidão, até os dias de hoje.

Fran reforçou que é importante olhar para o próprio corpo como um território, com cuidado e responsabilidade, lembrando que a estrutura física de pessoas pretas não sente e existe no mundo da mesma forma que um pessoa não preta.

"Quando você entende que seu corpo é um território que merece atenção, carinho e cuidado e que esse corpo tem a capacidade e o direito de se expressar como acha que deve e como se sente melhor, deve-se refletir acerca dos padrões impostos", refletiu Fran. 

Ouça o episódio completo: 

*Sob a supervisão do repórter Ícaro Lima

TAGS:

fran cardoso pele preta Podcast

RELACIONADAS:

MAIS EM PELE PRETA :

Ver mais em Pele Preta