Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > podcasts > pele preta
Whatsapp Whatsapp
Entrevista

'Quilombo é solução para o Brasil', diz Rafael Sanzio no Pele Preta

Professor falou sobre como a 'geografia real' deve ser ensinada nas universidades para trazer visibilidade às matrizes africanas

Aline Gama • 14/07/2023 às 21:26 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					'Quilombo é solução para o Brasil', diz Rafael Sanzio no Pele Preta
Reprodução / Pele Preta

"A estratégia antiga da nação, de invisibilizar as matrizes africanas reais, é eficaz e de muitos séculos". Essa foi uma das declarações do professor Rafael Sanzio, que foi o convidado do podcast Pele Preta, apresentado pela produtora Fran Cardoso e pelo jornalista Rafael Santana. Na entrevista, ele também falou sobre a falta de um olhar da governança para as matrizes africanas.

De acordo com o professor, quilombos e terreiros são a solução para os problemas do Brasil, pois nesses locais podem ser encontrados escolas, postos de saúde, farmácias naturais, bem como servir como uma ferramenta de turismo étnico e respeitoso para a cultura resistente e sobrevivente. "Se somos solução, por que não somos visíveis? Aí a gente cai no racismo sistêmico", afirmou Rafael.

Leia mais:

Para Sanzio, a geografia serve para dar visibilidade e mostrar as "espacialidades" existentes. O docente explica que a matéria não está colocada de maneira adequada nos livros didáticos, pesquisas ou referências, reforçando o racismo e a falta de informação.

"A política de cotas traz uma tensão para a Universidade, pois, dá uma permissão, para entrar pela porta da frente uma comunidade que não tinha espaço", disse Rafael ao comentar sobre a quantidade de pessoas pretas nas universidades brasileiras. De acordo com ele, negros eram "gotas em um mar de brancos".

Assista ao episódio completo:

*Sob a supervisão do repórter Ícaro Lima

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM PELE PRETA :

Ver mais em Pele Preta