Foi definida nesta sexta-feira (11) a programação da 43ª Marcha da Consciência Negra Zumbi/Dandara dos Palmares. O evento, que acontece anualmente em Salvador, será realizado no dia 20 de novembro. Nesta edição, diferentemente das outras, a caminhada ocorrerá pela manhã. A homenageada de 2022 é a cozinheira baiana Alaíde do Feijão, que morreu em decorrência de Covid-19 no início do ano.
Em contato com o iBahia, Gilberto Leal, que é coordenador da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), contou que, após reuniões com outras entidades do movimento, ficou estabelecido que a concentração irá acontecer às 10h, no Campo Grande. Em seguida, o grupo deve caminhar, a partir das 10h30, em direção ao restaurante que pertencia a Alaíde, na Rua das Laranjeiras, no Pelourinho.
Leia também:
No caminho, segundo Gilberto, os participantes da marcha devem fazer ao menos duas paradas. Uma delas será na Piedade, para fazer uma homenagem aos líderes da Revolta dos Búzios - importante movimento de luta pela independência e igualdade racial ocorrida entre os anos de 1798 e 1799 em Salvador. Já a outra será realizada na praça onde localizada a estátua de Zumbi dos Palmares, para reverências, no Pelourinho.
O coordenador da Conen contou que a escolha pela manhã neste ano foi estratégica, por causa da abertura da Copa do Mundo de 2022, que será realizada a partir das 13h (horário de Brasília) também no dia 20. Já a homenagem a Alaíde foi decidida pelo atuação da cozinheira no movimento negro durante a vida, e em visibilidade ao restaurante, que se tornou ponto de encontro do movimento.
Leia mais sobre Preta Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Alan Oliveira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!