Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > preta bahia
Whatsapp Whatsapp
Pesquisa

Apenas 33,7% dos negros ocupam cargos de direção e gerência no Brasil

Estudo feito pelo Dieese no 2º trimestre de 2023 revela que apenas um em cada 48 trabalhadores negros ocupava função de gerência

Iamany Santos • 17/11/2023 às 23:19 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) revelou que, no segundo trimestre de 2023, apenas 33,7% da população negra no Brasil ocupou cargos de direção e gerência no mercado de trabalho. Os dados são de uma pesquisa que analisa as dificuldades da população negra na inserção no mercado de trabalho no país.


				
					Apenas 33,7% dos negros ocupam cargos de direção e gerência no Brasil
Segundo o Diesse, a discriminação racial acontece devido a maior dificuldade dos negros para entrar mercado de trabalho. Foto: Canva fotos

O dado revela que, apesar de ser a maior parcela da população, correspondendo a 56,1% do povo brasileiro, apenas um em cada 48 trabalhadores negros ocupava função de gerência. Essa realidade era completamente diferente quando se fala de não negros, para os quais a proporção era de um para 18 trabalhadores.

Leia mais:


				
					Apenas 33,7% dos negros ocupam cargos de direção e gerência no Brasil
Dados são de uma pesquisa que analisa as dificuldades da população negra na inserção no mercado de trabalho no país. Fonte: IBGE. Pnad Contínua

Outro dado que revela a perpetuação da desigualdade racial no mercado de trabalho é o número de pessoas negras sem ocupação - ele chega a 65,1%. Aliado a esse fato, quase metade dos negros (46%) estavam em trabalhos desprotegidos e 39,2% ganhavam a menos que os não negros.

Ainda segundo o Diesse, a discriminação racial acontece devido a maior dificuldade dos negros na inserção do mercado de trabalho. Ainda conforme dados do segundo trimestre de 2023, a taxa de desocupação dos negros era de 9,5%, ou seja, 3,2 pontos percentuais acima dos não negros.

Quando se analisa o cenário feminino, essa taxa era de 11,7%, mesmo percentual registrado para os não negros no 2º trimestre de 2021, durante um dos piores momentos da crise causada pela pandemia de Covid-19.

Além disso, o estudo revelou que, quando conseguem ocupação, as condições de inserção dos negros são desfavoráveis. Em geral, conseguem se colocar em postos mais precários e têm maiores dificuldades de ascensão profissional.

*Sob supervisão da editora Mayra Lopes

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM PRETA BAHIA :

Ver mais em Preta Bahia