Ativistas de Salvador substituíram o nome da princesa Isabel pelo de Dandara dos Palmares em placas no bairro da Barra, em Salvador, na madrugada deste sábado (13). A placa levava o nome "Avenida Princesa Isabel".
A ação, que ocorreu na mesma data da assinatura da abolição da escravatura, questiona protagonismo da luta abolicionista. De acordo com o grupo, trazer a Princesa Isabel para a centralidade do abolicionismo é despolitizar a história do povo preto.
Leia também:
Dandara dos Palmares, que foi uma das principais lideranças do maior quilombo existente no período da colonização, foi o nome escolhido para ser homenageada na ação.
“Trazer a Princesa Isabel para a centralidade do abolicionismo é despolitizar a nossa história. Há alguns anos o Largo do Tanque foi rebatizado com o nome de Luiz Gama em celebração à memória de outro importante nome da luta abolicionista. Esse é o nosso desejo! Que o Brasil deixe de homenagear em espaços públicos personagens históricos ligados à colonização, escravidão e ao massacre dos povos indígenas e valorize os que de fato forjaram a luta por igualdade num país que ainda se sustenta com suor e sangue negro", diz o texto enviado à imprensa neste sábado.
O grupo de ativistas ainda destacou que o Brasil foi o ultimo país do ocidente a abolir a escravidão, em 13 de maio de 1888, quando a princesa Isabel, filha do imperador Dom Pedro II, assinava a lei áurea, que extinguia formalmente a escravidão no país.
“Quando se pensa nesse marco é preciso reforçar a narrativa de que essa conquista se deu a partir de revoltas, movimentos e organizações de resistência negra, como os quilombos. Não foi um gesto de benevolência da coroa portuguesa, além de toda revolta popular foi também resultado da pressão internacional inglesa, que desde 1845 proibia o tráfico negreiro”, explicam os responsáveis pela ação, que também questionam: “Depois da assinatura, no dia 14, o que restou para o povo negro sem qualquer política pública de reparação?”.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!