Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > preta bahia
Whatsapp Whatsapp
Deusa do Ébano 2024

Chuva faz Ilê Aiyê adiar etapa da Beleza Negra; entenda

Cem mulheres estão na disputa pelas 15 vagas para a Deusa do Ébano em 2024

Lucas Sales • 20/12/2023 às 17:23 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

As fortes chuvas que atingem Salvador nesta quarta-feira (20), fez o primeiro bloco do Brasil, o Ilê Aiyê, adiar a etapa de seleção das 15 postulantes ao título de Deusa do Ébano em 2024.


				
					Chuva faz Ilê Aiyê adiar etapa da Beleza Negra; entenda
Cem mulheres estão na disputa pelas 15 vagas para a Deusa do Ébano em 2024. Foto: Lucas Rosário/ Secult-BA

A seleção iria acontecer a partir das 15h, na sede do bloco, localizada na Senzala do Barro Preto, no Curuzu. Uma nova data para o evento será anunciado pelo Ilê Aiyê nos próximos dias.

Leia mais:

Disputa acirrada

Cem mulheres disputam as 15 vagas. Cada uma das concorrentes, que têm entre 18 e 35 anos, mostrará performance na dança afro para o júri. Ao final do dia, as selecionadas voltarão para casa como candidatas ao posto de Rainha do Ilê.

A grande vencedora será revelada no dia 13 de janeiro, quando acontece a 43ª edição da Noite da Beleza Negra, uma das festas mais esperadas do verão de Salvador.

A Rainha eleita assumirá o cargo em um ano importante para o bloco afro mais antigo do Brasil, quando ele irá iniciar as comemorações pelos 50 anos.

De acordo com o Ilê Aiyê, o concurso conta com mulheres de 11 cidades baianas, além de outros estados, como Santa Catarina, São Paulo, Alagoas e Pernambuco. Há ainda uma participante nascida em Boston, nos Estados Unidos, que vive na Bahia.

O tema do bloco para 2024 é "Vovô e Popó - com as bênçãos de Mãe Hilda Jitolu. A invenção do Bloco Afro. A se não fosse o Ilê".

Atualmente, o cargo de Deusa do Ébano está muito bem representado pela dançarina e coreógrafa Dalila Oliveira. Ela entregará o reinado na final do concurso.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM PRETA BAHIA :

Ver mais em Preta Bahia