Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > preta bahia
Whatsapp Whatsapp
Especial Dia das Mães

'É maravilhoso ver a jornada dessa criança', diz mãe de Lilica Rocha

Em entrevista ao Preta Bahia, Donminique Santos falou sobre maternidade, criação empoderada e ainda detalhou encontro com Alicia Keys

Alan Oliveira • 13/05/2023 às 8:00 • Atualizada em 13/05/2023 às 8:31 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					'É maravilhoso ver a jornada dessa criança', diz mãe de Lilica Rocha
Foto: Divulgação

A jornada da cantora baiana Lilica Rocha, de apenas 9 anos, é algo que vem sendo construído desde antes dela nascer. Ainda na barriga, a pequena já tinha contato com a música e outras expressões de arte. Hoje, artista completa, ela canta, toca e interpreta, e vem aprimorando os dons. Por trás da menina, está uma mãe que incentiva, apoia e cuida para que ela siga o sonho de crescer na carreira, sem perder a infância.

"Um ponto que é muito importante para a gente nesse processo é a proteção da infância. A gente está falando de uma criança, então a gente conduz de modo que ela tenha a infância dela preservada".

Leia mais:

Em entrevista ao Preta Bahia desta semana, em especial ao Dia das Mães, a jornalista Donminique Santos, responsável por essa maternidade, revelou como se sente com a tarefa. "Eu sou abençoada por ser mãe de Lilica. E acredito que ela também tem essa bênção na vida dela, porque estamos juntas, conectadas. É maravilhoso ver a jornada dessa criança".


				
					'É maravilhoso ver a jornada dessa criança', diz mãe de Lilica Rocha
Foto: Divulgação

Segundo Donminique, Lilica foi muito desejada e comemorada, antes até da gravidez ser descoberta. "A maternidade sempre foi algo desejado e quando a gente recebeu a notícia de que havia uma criança a caminho a gente festejou, celebrou, e veio Lilica, que só nos trouxe alegria", contou, completando: "Lilica trouxe para a gente essa missão de sermos portais para conduzi-la nessa jornada, que, desde muito bebezinha, já mostrou para o que veio".

Um cuidado seguindo um modelo de criação empoderada, onde a garota é ensinada sobre os problemas do preconceito na sociedade que integra. "A gente não vive em uma bolha. A gente vive em sociedade. E nós precisamos educar as crianças para lidar com isso. Uma educação criada no antiracismo, na antilgbtqifobia, no antimachismo".

"A gente entende que a educação precisa estar fundamentada a partir de uma realidade que nós vivemos. Então, se a gente vive em um país que é estruturalmente racista, machista, que tem várias questões das quais isso vai nos atravessar, a educação dessa criança vai passar por processos que possibilitem ela estar empoderada para lidar com essas questões quando elas se apresentarem. Porque, querendo ou não, essas questão vão atravessar a vida desse ser humano", completou.


				
					'É maravilhoso ver a jornada dessa criança', diz mãe de Lilica Rocha
Foto: Divulgação

Isso se mostra no dia a dia, principalmente pela exposição da pequena com a vida artística. Exemplo disso foi quando ela surgiu no Domingão com Huck e teve o Instagram hackeado. Na época, vários perfis falsos foram feitos fingindo ser a pequena. Fato que acendeu um alerta para a família.

"A gente está atento a quem chega, como chega, para ter esse cuidado de protegê-la. E, se acontecer alguma coisa que seja considerada preconceituosa, a gente vai buscar as responsabilizações, porque não dá para deixar passar", ressaltou.

Em contrapartida, seguindo o modelo de criação consciente, a família investe na representatividade. "A referência positiva é muito importante. Aquele lance da representatividade positiva. Desde cedo a gente procura oferecer brinquedos que potencializem a diversidade da nossa sociedade, para ela entender que somos diversos e que precisamos respeitar essa diversidade e também exigir que sejamos respeitados em nossas diversidades".

Foi assim que Lilica acabou notada pela cantora norte-americana Alicia Keys, de quem ela e a família são fãs. Além de compartilhar um vídeo da pequena cantando, a musa a convidou para conhecê-la, quando esteve no Brasil se apresentando, no início deste mês.

Passados alguns dias desde a experiência, Donminique contou ao portal como foi a sensação de estar perto da cantora, tanto para ela, quanto para a filha, que tem Alicia como referência.

""Foi maravilhoso. Alicia é uma diva da música mundial, é uma potência. Uma pessoa extremamente gentil. Para Lilica, a gente entende como algo incrível. E ela sempre relata o quanto que foi emocionante estar com essa artista que nós admiramos. Lilica escuta desde pequenininha".

A jornalista ainda revelou que o encontro era sonhado e tinha sido desejado por Lilica antes mesmo do convite surgir. Foi no café da manhã do aniversário de Donminique, em 29 de abril. Na ocasião, a pequena pediu para que a mãe fizesse um desejo e disse a ela que também já tinha feito o dela: conhecer Alicia.


				
					'É maravilhoso ver a jornada dessa criança', diz mãe de Lilica Rocha
Foto: Divulgação

"Na sequência, veio toda a conexão e o convite para conhecê-la, em um show perfeito. Então, a palavra tem um poder significativo. Foi o melhor presente de aniversário que eu poderia receber, porque estou celebrando até hoje", compartilhou.

Apesar do sucesso e da veia para a música e o teatro, o futuro de Lilica ainda pode apresentar novos rumos. Como toda criança, a pequena é feita de experiências e está sempre mudando os rumos.

"Ela sempre vai trazendo, mas, como toda criança, isso vai mudando muito. Uma coisa que permanece é esse desejo pelas artes e esse desejo de continuar fazendo música até velhinha".


				
					'É maravilhoso ver a jornada dessa criança', diz mãe de Lilica Rocha
Foto: Divulgação
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM PRETA BAHIA :

Ver mais em Preta Bahia