Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > preta bahia
Whatsapp Whatsapp
Representatividade

'Estou trazendo visibilidade para corpos como o meu', afirma Vitty

Ao Preta Bahia, influenciador digital revelou como cresceu e se tornou sucesso com tops musicais de artistas como Xuxa

Alan Oliveira • 15/07/2023 às 8:00 • Atualizada em 15/07/2023 às 8:34 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					'Estou trazendo visibilidade para corpos como o meu', afirma Vitty
Foto: Reprodução/Instagram

Diante do sucesso dos vídeos protagonizados por Vitty nas redes sociais, é certo dizer que todo internauta já viu pelo menos um conteúdo em algum momento da vida. O que nem todos sabem é que a musa é da Bahia.

Vitty é o nome artístico do influenciador digital Jackson Cunha, de 22 anos. Nascido e criado na cidade de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, o artista se tornou mundialmente famoso depois de viralizar com desafios no TikTok.

Leia mais:

O baiano, que também é compositor e cantor, usa as redes sociais para mostrar o talento, assim como outros artistas. Inclusive, quando iniciou, a intenção era divulgar uma canção autoral intitulada "Não Vá se Apaixonar".


				
					'Estou trazendo visibilidade para corpos como o meu', afirma Vitty
Foto: Reprodução/Instagram
"No início eu falei: 'Vai ser só um viralzinho. Ninguém vai vai lembrar depois'. E depois eu vi tudo acontecendo, os artistas chegando, me seguindo, comentando nos meus vídeos".

Das primeiras postagens com a coreografia da música, Vitty pulou para os virais, incluindo uma brincadeira onde mostrava um top 5 de sucessos antigos da Xuxa. Esse foi o vídeo mais compartilhado pelos internautas e acabou projetando o trabalho em níveis antes inimagináveis.

"Começou totalmente por acaso. Eu lancei uma música e eu estava tentando promover no TikTok, e comecei a postar vídeos lá, na esperança dessa música hitar. Até que começou a viralizar e quando eu vi se tornou tudo o que é hoje em dia".


				
					'Estou trazendo visibilidade para corpos como o meu', afirma Vitty
Foto: Reprodução/Instagram

Atualmente, Vitty acumula mais de 350 mil seguidores juntando os números do TikTok e Instagram. Entre eles, famosos como Urias, Linn da Quebrada e Gloria Groove. Um sucesso que o artista custa a acreditar em determinados momentos.

"Eu fico assustado, às vezes, porque tem artistas que me notam, que comentam nos meus vídeos. Eu fico incrédula com a dimensão das coisas".

Representatividade

Em entrevista ao iBahia para o Preta Bahia desta semana, Vitty contou que acredita que o sucesso veio da identificação de quem assiste os vídeos com o que eles trazem de conteúdo. As aparições desinibidas e o humor acabaram coroando o sucesso.

"Uma vez me perguntaram: 'Por que você acha que seus vídeos viralizam?'. Eu respondi que porque as pessoas se identificam, porque é algo que as pessoas fazem em casa, na frente dos espelhos, e não têm coragem de mostrar. E eu tenho".


				
					'Estou trazendo visibilidade para corpos como o meu', afirma Vitty
Foto: Reprodução/Instagram

Para além da coragem de se expor com o cômico, Vitty comemora também a representatividade para outros jovens negros, gays e afeminados. Um lugar que ele queria alcançar por não ter encontrado igual no passado.

"Eu olhava e não via representatividade. Eu, enquanto uma bixa preta afeminada, não via outras cantando em locais de notoriedade. Aí eu falei: 'Se não tem, eu preciso ser essa figura, eu vou começar a ser essa figura para pessoas próximas'", disse.

"Eu estou trazendo visibilidade para mim e para corpos como o meu, para outras bixas afeminadas, que não têm essa oportunidade que outras pessoas cis brancas normativas têm", completou.

Preconceito

Positividade que o preconceito tenta abalar todos os dias pelo mesmo meio: as redes sociais. Vitty conta que, em meio às mensagens carinhosas e do reconhecimento, também recebe críticas, mas tenta ignorá-las.


				
					'Estou trazendo visibilidade para corpos como o meu', afirma Vitty
Foto: Reprodução/Instagram
"Eu dou graças a Deus que esses comentários negativos se perdem no tanto de mensagem positiva que eu recebo. Eu recebo muito apoio e carinho das pessoas. Não ligo muito para mensagens negativas. Olho só para as positivas".

Além do apoio da família, em especial da avó, o artista sabe que pode contar sempre com os amigos, e mantém neles um porto seguro.

"Graças a Deus, eu tenho um apoio muito grande dos meus amigos. São poucos, mas são os necessários. E eles me ajudaram muito nisso, até mesmo apoiando em tudo o que estava acontecendo desde o início".

Nome inusitado

Durante a entrevista, o baiano revelou também que o nome de trabalho surgiu de uma inspiração nada convencional. Vitty conta que gostava da novela "Malhação Sonhos", que é de 2014 e foi reexibida pela TV Globo em 2021, e acabou usando o sobrenome de um dos integrantes do elenco para a marca.

Na época, o artista já fazia planos para a carreira e buscava um nome forte. Para ele, Jackson não combinava com a estética que traz, e foi atrás da mudança. O baiano demorou para se acostumar, mas Vitty pegou.


				
					'Estou trazendo visibilidade para corpos como o meu', afirma Vitty
Foto: Reprodução/Instagram

"Não tem a estética. Chegar lá uma mona toda montada, de peruca. Não dá. Eu falei: 'Preciso de um nome curto, de fácil entendimento, que o povo lembre'. Foi na época de 'Malhação', que tinha Rafael Vitti. E aí eu falei: 'Vai ser isso'".

Mudança de vida

Vitty fez questão de ressaltar a mudança de vida que teve com o sucesso nas redes sociais. Para ele, as curtidas, comentários e compartilhamentos representam a possibilidade de continuar crescendo e ajudando a família.

"Com essa repercussão que eu tive na internet, eu tive como mudar de lugar onde moro, o estilo de vida e, aos poucos, ajudando meus pais, meus irmãos, e mudando as vidas deles. Acho que quanto mais eu for crescendo, mas eu vou poder ajudar os que estão comigo", contou.

"Eu penso em ter uma vida estável, não só na minha carreira, mas para ajudar minha família também. Eu também quero alcançar números maiores, lançar músicas novas", completou.

@euvitty Respondendo a @botdotwice fun fact: eu sou uma paquita. #fypシ #viral #fyp ♬ som original - ᴠ¡ᴛᴛʏ

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM PRETA BAHIA :

Ver mais em Preta Bahia