Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > preta bahia
Whatsapp Whatsapp
Saiba mais

Festival Beiru das Artes Negras tem programação em escolas do Cabula

Atividades do evento também acontecerão no Teatro da UNEB. Festival acontece dos dias 20 a 24 e no dia 26 de novembro

Iamany Santos • 16/11/2023 às 21:40 • Atualizada em 16/11/2023 às 23:51 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O Festival Beiru das Artes Negras (FESTBAN), realizado pelo Instituto de Formação em Artes (IFÁ), acontece em Salvador nos dias 20, 21, 22, 23, 24 e 26 de novembro.


				
					Festival Beiru das Artes Negras tem programação em escolas do Cabula
Evento acontece nas escolas do Cabula, das 9h às 17h, de 20 a 24 de dezembro. Foto: Divulgação

Evento acontece nas escolas do Cabula, das 9h às 17h, de 20 a 24 de dezembro. Já no dia 26, a programação do evento será realizada no Teatro da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a partir das 14h.

Leia mais:

Farão parte da programação nas escolas públicas do Cabula: oficinas de de teatro, percussão, dança, performance, poesia, música, audiovisual e capoeira. As atividades acontecerão nos turnos matutino e vespertino.

O evento integra as celebrações do mês da Consciência Negra e tem o objetivo de estimular a juventude negra a despertar para a utilização da arte como instrumento de educação social. O nome do evento se inspira na história de resistência de Beiru, líder negro que veio escravizado da Nigéria e se estabeleceu como uma personalidade histórica na região do Cabula.

Já no Teatro da UNEB, acontecerão apresentações dos grupos:

  • Mãos no Couro,
  • Companhia de Artes Elementos,
  • Cia da Mata, Associação de Capoeira Beiru,
  • Associação de Capoeira Defesa e Ataque Novo Geração,
  • Coletivo Tempo de Evoluir,
  • Ballet Cetro Clóvis Soares

As artistas Carolina Bastos (Kalemba), Emillie Lapa e Natalyne Santos também se apresentarão no evento. Toda a programação no Teatro da UNEB é aberta ao público. Segundo o idealizador e diretor artístico do FESTBAN, Robson Correia, o evento é uma ação formativa e uma revitalização histórica.

"Esse festival potencializa, difunde e fomenta as artes afrodiaspóricas, que estão presentes na periferia, e homenageia o negro BEIRU vindo das terras de Oiò na Nigéria, continente africano, para ser escravizado em Salvador, mais especificamente na fazenda dos Garcia D'avila 'Campo Seco' hoje conhecido como bairro Beiru/Tancredo Neves. É também uma forma de manter vivo o legado de resistência das nossas ancestralidades", afirma.

Festival Beiru das Artes Negras (FESTBAN)

Quando? De 20 a 26 de Novembro

Programação? Das 9h às 17h de 20 a 24 de Novembro nas escolas do Cabula; A partir das 14h, dia 26 de Novembro, Teatro da Uneb.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM PRETA BAHIA :

Ver mais em Preta Bahia