Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > preta bahia
Whatsapp Whatsapp
20 de novembro

Lavagem da Estátua de Zumbi marca Dia da Consciência Negra em Salvador

15ª edição da lavagaem destaca os 20 anos da Lei 10.639, que institui o ensino da História de Cultura Afro-brasileira nas escolas

Mari Leal • 20/11/2023 às 8:57 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Acontece nesta segunda (20), quando se celebra o Dia da Consciência da Negra, a 15ª edição da lavagem da Estátua Zumbi dos Palmares, na Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador.


				
					Lavagem da Estátua de Zumbi marca Dia da Consciência Negra em Salvador
15ª edição da lavagaem destaca os 20 anos da Lei 10.639, que institui o ensino da História de Cultura Afro-brasileira nas escolas. Foto: Reprodução

O evento é marcado pela presença de baianas que utilizam alfazema, água e flores durante o ato. No candomblé, a lavagem é considerada celebração à ancestralidade.

Leia mais:

A ação destaca os 20 anos da Lei 10.639, que instiui o ensino da História e da Cultura Afro-brasileira, que dá as diretrizes para uma educação antirracista no Brasil.

O evento é realizado pela União de Negras e Negro pela Igualdade (Unegro). Este ano, a lavagem conta com a participação das escolas públicas Padre José Vasconcelos e Abílio César Borges, e dos bairros de Sussuarana, Uruguai, Alto de Ondina e Pirajá.

Inaugurada no Centro Histórico de Salvador em 2008, a estátua de Zumbi dos Palmares é tida pelo movimento negro como símbolo de representatividade nacional, na luta contra o racismo e pela igualdade.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM PRETA BAHIA :

Ver mais em Preta Bahia