Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > preta bahia
Whatsapp Whatsapp
'Operação Códigos Ilícitos'

PF realiza operação na Bahia que investiga fraudes no Bolsa Família

Operação acontece nesta quarta-feira (6), em Ilhéus. Fraudes no Bolsa Família eram realizadas por um grupo criminosos e funcionários de uma lotérica

Iamany Santos • 06/03/2024 às 7:04 • Atualizada em 06/03/2024 às 11:49 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (6), uma operação que investiga a obtenção fraudulenta de benefícios sociais, como o Bolsa Família. A "Operação Códigos Ilícitos" acontece na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, em uma lotérica.


				
					PF realiza operação na Bahia que investiga fraudes no Bolsa Família
PF realiza operação ação na BA que investiga fraudes no Bolsa Família. Foto: Divulgação

Segundo a investigação da PF, que começou no final do ano de 2022 (quando o benefício ainda era chamado de Auxílio Brasil), foi identificado que os benefícios eram solicitados de forma fraudulenta, em nome de terceiros, que residiam na Bahia e outros estados brasileiros.

Leia mais:

Funcionários de lotérica ajudavam a fraudar o Bolsa Família

Com a ajuda dos funcionários da própria lotérica, os investigados realizavam a ativação indevida do benefício no aplicativo CAIXA TEM e a quantia era sacada pelos criminosos do grupo.


				
					PF realiza operação na Bahia que investiga fraudes no Bolsa Família
PF realiza operação ação na BA que investiga fraudes no Bolsa Família. Foto: MDAS/Divulgação

Para não levantar suspeitas, o grupo retirava o dinheiro por meio do saque emergencial, através dos códigos (Token) saques, ou seja, sem a utilização de cartão. A Caixa Econômica Federal afirmou, em nota, que ao identificar fraudes repassa as informações, exclusivamente, à Polícia Federal.

"A CAIXA possui estratégia, políticas e procedimentos de segurança para a proteção dos dados e operações de seus clientes e dispõe de tecnologias e equipes especializadas que visam mitigar o risco de segurança em seus processos e canais de atendimento", pontuou a instituição financeira.

A PF detalhou que três mandados de busca e apreensão serão cumpridos em Ilhéus, com o objetivo de coletar mais elementos e identificar outros integrantes do grupo.

PF realiza operação ação na BA que investiga fraudes no Bolsa Família Vídeo: Reprodução/Redes sociais

O crime é investigado é o de peculato furto, previsto no artigo 312, do Código Penal, que prevê pena de até 12 anos de prisão e multa.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM PRETA BAHIA :

Ver mais em Preta Bahia