Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > preta bahia
Whatsapp Whatsapp
Bahia

Programação do Novembro Negro na Bahia terá show especial no dia 21

Programação do Novembro Negro na Bahia foi divulgada no prédio da Governadoria, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador.

Mayra Lopes • 14/11/2023 às 19:59 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A programação do Novembro Negro 2023, na Bahia, foi divulgada nesta terça-feira (14) durante um evento realizado no prédio da Governadoria, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador.


				
					Programação do Novembro Negro na Bahia terá show especial no dia 21
Foto: Fernando Vivas/GOVBA

As ações incluem shows, debates, atos públicos, inaugurações, festivais, feiras e caminhadas, realizadas ou apoiadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi).

Leia mais:

O objetivo é fortalecer a luta contra o racismo e a garantia dos direitos da população negra. Um dos destaques da programação é a apresentação do Bando de Teatro Olodum e os shows musicais, que acontecem no dia 21 de novembro, às 18h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves.

Além das atrações artísticas, o público poderá prestigiar a Feira de Empreendedorismo Negro montada na entrada do espaço. Na oportunidade, será assinado o primeiro contrato do CrediAFro, linha de crédito exclusiva para negócios liderados por pessoas negras.

O acesso ao local será feito a partir da doação de 1 kg de alimento para o Programa Bahia Sem Fome.

Vale ainda pontuar que o evento, onde seria divulgada a programação, foi suspenso por causa das chuvas, que atingiram a cidade no dia 7 de novembro. A solenidade teria apresentações do Bando de Teatro Olodum; Cortejo Afro, com participação de Tonho Matéria; Banda Ddá; Yayá Muxima; e Ilê Aiyê, que receberia Dão e Ana Mametto como convidados.


				
					Programação do Novembro Negro na Bahia terá show especial no dia 21
Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Programação detalhada

A 19ª Caminhada pelo Fim da Violência e do Ódio Religioso, realizada pelo Coletivo de Terreiros do Engenho Velho da Federação, acontece no dia 15, às 14h, com concentração no final de linha do bairro.

Nos dias 18 e 19, o Afropunk - maior festival de cultura negra do mundo - reúne artistas como Carlinhos Brown, Djonga, Victoria Monét, Alcione e BaianaSystem, em sua terceira edição brasileira, sediada no Parque de Exposições de Salvador.

O Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, concentra o maior número de ações. Às 7h, a União de Negras e Negros Pela Igualdade (Unegro) promove a 15ª Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares, na Praça da Sé.

A 20ª Caminhada da Liberdade, iniciativa do Fórum de Entidades Negras, realiza concentração em frente à Senzala do Barro Preto, no Curuzu, às 14h. A Coordenação de Entidades Negras (Conen) organiza a 44ª Marcha Zumbi e Dandara dos Palmares, às 16h, saindo da Praça do Campo Grande.

Também no dia 20, ocorre a abertura do Festival Afrofuturismo - Ano V, maior evento de Inovação e Diversidade da América Latina, que acontece simultaneamente em dez espaços do Centro Histórico até 21 de novembro. Promovido pela organização social Vale do Dendê, o evento conta com painéis temáticos, apresentações culturais e ações afroturísticas.

O Colóquio Internacional de Embaixadores Africanos acontece dia 22, no Novotel, localizado no bairro do Rio Vermelho.

A programação inclui ainda o Encontro da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (23 a 25/11); a Feira do Empreendedorismo Negro e de Artesanato da Bahia (29 e 30/11); e a V Semana Moa do Katendê (29 e 30/11).

Interior do estado

As atividades contemplam também municípios do interior baiano. Estão confirmadas ações nas cidades de Taperoá, Souto Soares, Jequié, Ibitiara, Boninal, Araçás, Madre de Deus, Campo Formoso, Santa Bárbara, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Conceição do Almeida, Piripá, Riacho de Santana, Acajutiba, Iaçu e Irará.

Campanha contra o Racismo

A Sepromi também divulgou o tema principal do Novembro Negro: “Se enxergue, isso é racismo!”. As peças da campanha envolvem outdoors, anúncios, banners e vídeos e apresentam situações de racismo vividas pela população negra.

A titular da Sepromi, Ângela Guimarães, a programação reforça o compromisso no combate a discriminação racial. “A gente tem atuado a partir do nosso Centro de Referência Nelson Mandela de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa. As pessoas estão procurando seus direitos, denunciando. Estão chegando até o Centro de Referência, para que esses crimes não continuem resultando em impunidade. A gente tem esse equipamento público, unidade móvel percorrendo vários municípios. Já visitamos 55 municípios durante esse ano e essa agenda vai se intensificar até o final do mês de novembro”.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM PRETA BAHIA :

Ver mais em Preta Bahia