Quero Ser Aprovado

Além do estudo: saiba o que você deve fazer antes das provas

Há algumas coisas que devem ser feitas antes da prova que não estão necessariamente relacionadas aos livros e conteúdos

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Oferecimento
Seja vestibular, concurso ou Enem, o foco dos candidatos sempre fica mais voltado para o estudo. No entanto, há algumas coisas que devem ser feitas antes da prova que não estão necessariamente relacionadas aos livros e conteúdos. 

O primeiro passo, antes de começar a estudar, é ler o edital do concurso ou vestibular que você irá fazer. O material mostra o que pode cair na prova, além do estilo e de quais competências a banca avaliadora espera do candidato. 

É no edital, por exemplo, que estará indicado qual é o peso de cada matéria na prova. Entender o cálculo que é feito para a pontuação final, vai te ajudar a fazer um cronograma de estudo mais específico e eficiente.

Mais perto da data, confira o que você pode levar para a prova. É permitido caneta azul ou preta? Ou só preta? Posso levar comida? De qual tipo? Todas essas informações precisam ser checadas pelo candidato, para não haver surpresas ao chegar no local. 

Falando em local, é importante fazer o trajeto para o local da prova e conhecê-lo. Faça o caminho da sua casa, ou de onde você for sair para fazer a prova, e com o mesmo meio de transporte, para calcular o tempo necessário para chegar ao local com folga. Além disso, aprenda caminhos alternativos, caso haja algum imprevisto.