Quero Ser Aprovado

Redação do Enem: Posso usar metáforas no texto?

Uma das dúvidas mais comuns dos estudantes é se é aconselhável usar uma figura de linguagem

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Oferecimento
A redação é uma das matérias mais importantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Muitos estudantes têm medo dessa prova, mas é possível se preparar, mesmo sem conhecer previamente o tema. Além de treinar muito, ter um bom repertório e conhecer bem o que a banca espera do candidato pode fazer a diferença.

Uma das dúvidas mais comuns dos estudantes é se é aconselhável usar uma figura de linguagem, como metáfora no texto, por exemplo. De acordo com o professor Thiago Braga, a dissertação é um texto de caráter objetivo e que precisa ter clareza. "Ao usar um recurso como esse você já parte para um processo de subjetivação. Não é proibido, mas também não é comum. É mais fácil encontrar textos nota 1000 que sejam objetivos e não se utilizam desses recursos como a metáfora”, explicou ao Guia do Estudante.

O maior perigo de usar uma metáfora é não ser compreendido pelos avaliadores. Por isso, é necessário que o candidato não deixe nenhuma informação subentendida. 

A orientação, nesse caso, é fazer um bom projeto de texto que garanta a organização das ideias, dados e da estrutura lógica da análise. Além disso, é importante fazer a leitura e correção do texto antes de passar do rascunho para a folha de respostas.