Quero Ser Aprovado

Saiba o que evitar durante os estudos para o Enem

Com medo de não dar conta, alguns estudantes comentem erros durante a preparação

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Oferecimento
O Enem 2020 conta com uma novidade. Neste ano, terão duas versões: a digital e a impressa. Independentemente de qual o aluno opte por fazer, o planejamento de estudo segue sendo o principal aliado. Mas só isso não é suficiente. Com medo de não dar conta, alguns estudantes comentem erros durante a preparação. Confira então o que não fazer nesse período:

- Não ter organização

Para começar uma maratona de estudos para uma prova tão importante como o Enem é fundamental se planejar antes de iniciar as revisões. Não ter planejamento e organização torna a dispersão ainda mais fácil, fazendo com que você passe horas tentando estudar e não tenha um bom rendimento no final do dia. Aposte em algum método de estudo que funcione para você e crie uma rotina com base no período do dia que seja mais bem iluminado, silencioso e arejado no seu canto de estudo.

- Não treinar a redação

Alguns vestibulandos podem não dar a devida atenção para a parte discursiva. Mas a redação do Enem também é uma parte muito importante da prova. Zerar o texto desclassifica os candidatos a concorrer aos processos seletivos que fazem uso do exame, a exemplo do Sisu. Também não adianta treinar a redação fazendo textos aleatórios. Conheça sobre o modelo dissertativo-argumentativo que é exigido na prova, escolha temais atuais e faça vários textos. Se possível, peça para que outras pessoas corrijam. Avalie os erros, reescreva e fique atento aos noticiários para aumentar o repertório de argumentos.

- Não se distrair

É preciso mesmo manter o foco. Mas se engana quem pensa que é necessário deixar os bons momentos ao lado dos amigos e da família para se dedicar integralmente aos estudos. Em um momento de quarentena, permita-se ter momentos de descanso e de fazer o que gosta, mesmo em casa.