Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador - 475 anos
Whatsapp Whatsapp
Salvador, 475 anos

Conheça regiões turísticas do Subúrbio Ferroviário de Salvador

Para além do estigma preconceituoso, o Subúrbio Ferroviário de Salvador abriga grandes pontos turísticos para passar o final de semana

Jonattas Neri • 28/03/2024 às 7:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Para além dos pontos turísticos tradicionais de Salvador, a cidade também guarda tesouros menos explorados em localidades como o Subúrbio Ferroviário. Longe dos holofotes, os espaços oferecem experiências autênticas para os visitantes que desejam fugir das rotas convencionais e ter um novo olhar sobre a região.


				
					Conheça regiões turísticas do Subúrbio Ferroviário de Salvador
O subúrbio de Salvador é um epicentro da cultura afro-brasileira. Secom/Reprodução

A história do Subúrbio Ferroviário de Salvador

Durante o período colonial, a região foi palco da exploração de mão de obra escravocrata nas plantações de cana-de-açúcar e nas atividades portuárias, deixando um legado de injustiça e opressão, que perdura até os dias de hoje.

A atividade econômica da época moldou a paisagem e a sociedade da região. Com o passar dos séculos, a Suburbana passou por um processo de urbanização e industrialização, tornando-se um importante espaço residencial e comercial da cidade.

Leia mais:


				
					Conheça regiões turísticas do Subúrbio Ferroviário de Salvador
Praia do São Tomé de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Foto: Reprodução / Salvador da Bahia

Saiba o que fazer no Subúrbio Ferroviário de Salvador

Parque São Bartolomeu

Para os aventureiros e amantes da natureza, o Parque São Bartolomeu oferece uma oportunidade única de explorar a Mata Atlântica preservada. Localizado no distrito de Plataforma, este parque ecológico possui trilhas desafiadoras,cachoeiras cristalinas e uma rica biodiversidade, proporcionando uma experiência inesquecível para os amantes do ecoturismo.

Praia de São Tomé de Paripe

Localizada a poucos quilômetros do centro histórico, a Praia de São Tomé de Paripe oferece uma experiência autêntica e tranquila, também longe das multidões e do agito das áreas mais turísticas. Rodeada por coqueiros e vegetação, a praia proporciona um cenário ideal para passar o final de semana com a família e aproveitar os restaurantes que permeiam a região.


				
					Conheça regiões turísticas do Subúrbio Ferroviário de Salvador
O subúrbio de Salvador é um epicentro da cultura afro-brasileira. Shirley Stolze / Ag. A TARDE

Praia de Turbarão

A Praia de Tubarão é um refúgio tranquilo e pouco explorado pelos turistas quando costuma visitar a cidade. Com suas águas calmas e areias douradas, é o local perfeito para relaxar e apreciar a beleza natural da Baía de Todos os Santos. Para quem gosta de atividades, há também uma variedade de opções aquáticas e esportivas, como stand-up paddle, caiaque e mergulho. As águas calmas e claras são perfeitas para a prática

Terreiro Ajunsun Benoy

Fundado há décadas, o Ilê Asé Ajunsun Benoy é um dos mais antigos terreiros de candomblé do subúrbio de Salvador, mantendo viva a tradição dos cultos aos Orixás e ancestrais africanos. Apesar de ser um espaço sagrado, o Ilê recebe  visitantes de todas as origens e crenças, oferecendo a oportunidade de aprender sobre a cultura e a religião afro-brasileira de forma respeitosa e inclusiva.


				
					Conheça regiões turísticas do Subúrbio Ferroviário de Salvador
Desde 2010, o Acervo da Laje tem sido um ponto de referência cultura no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Foto: Reprodução / Salvador da Bahia

Acervo da Laje

Desde 2010, o Acervo da Laje tem sido um ponto de referência cultural e abriga mais de 4 mil peças, incluindo objetos históricos e obras de artistas locais e de outras regiões do país. Além de proporcionar exposições inspiradoras, o Acervo também se dedica à comunidade local através do projeto "Escolafro", que estimula a valorização e o reconhecimento das identidades étnico-raciais entre as crianças moradoras do Subúrbio Ferroviário.

Através de atividades educativas e culturais, a Escolafro promove a conscientização e o respeito à diversidade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Em 2021, o espaço chegou a vencer uma premiação nacional sobre economia criativa. O museu fica na Rua Sá Oliveira, 2 - São João do Cabrito.


				
					Conheça regiões turísticas do Subúrbio Ferroviário de Salvador
Para além do estigma preconceituoso, o Subúrbio Ferroviário de Salvador abriga grandes pontos turísticos para passar o final de semana. Foto: Reprodução / Salvador da Bahia

Legado histórico

Apesar das adversidades enfrentadas e o estigma preconceituoso contra a região, o Subúrbio é símbolo de esperança e transformação, onde a luta e resistência da população negra continuam inspirando para a valorização sociocultural.

É um lembrete poderoso da importância de reconhecer a contribuição dos afrodescendentes para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva, que promove arte e mantém inúmeras belezas naturais.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR - 475 ANOS :

Ver mais em Salvador - 475 anos