Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Whatsapp Whatsapp
Reforma

Agência alvo de ataque em Periperi não tem previsão de reabertura

Moradores terão que se deslocar para próxima agência, que fica a 12 km do bairro

Mayra Lopes • 17/03/2023 às 8:31 • Atualizada em 20/03/2023 às 9:25 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Agência alvo de ataque em Periperi não tem previsão de reabertura
Reprodução / TV Bahia

A agência bancária do Santander, que foi alvo de homens armados no dia 16 de março no bairro de Periperi, em Salvador, não tem previsão de ser reaberta. Segundo informações da TV Bahia, a próxima unidade da instituição financeira fica a 12 km da que foi explodida, no bairro da Calçada - também no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

O iBahia entrou em contato com o Santander. E em nota, a instituição informou que "a loja mais próxima fica localizada na Rua Barão de Cotegipe, em Salvador, mas os clientes que precisarem de atendimento presencial serão recebidos em qualquer agência do Banco."

O crime aconteceu durante a madrugada. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP BA) e da Polícia Militar da Bahia (PMBA), um grupo de homens armados atacaram o local com vários explosivos. Mas apesar da ação, "não houve subtração de valores do cofre da agência".

Veja também:

Os moradores ficaram assustados com a ação criminosa. "Foi por volta de umas 3h20. Eu acordei em pânico, quando ouvi o estouro da bomba. A porta de minha casa começou a tremer. Eu me abaixei. A casa de minha sobrinha, que é ao lado do banco, também foi atingida, o vidro da janela ficou destruído", contou um morador da região, em entrevista à TV Bahia.

Vídeos gravados por testemunhas mostraram que ao menos seis homens participaram do crime. (Assista aqui). O impacto da explosão foi tão intenso que os dois pavimentos da agência - térreo e 1º andar -, ficaram destruídos. Não há registro de feridos.

Durante a fuga, os suspeitos espalharam pela via uma série de 'miguelitos' – artefatos feitos para furar pneus de veículos. A polícia realizou a retirada dos itens no bairro.

Ainda em nota, a PM informou que o policiamento foi intensificado em toda a região e não há, até o momento, registro de prisões. Uma equipe do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi acionada para realizar uma varredura no bairro e também verificar se outros artefatos explosivos foram abandonados no imóvel.

Já SSP detalhou que uma equipe do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) está apurando o caso. Além disso, a entidade disse que testemunhas estão sendo ouvidas, imagens de câmeras de segurança analisadas e diligências realizadas para identificar e localizar os suspeitos, em ação conjunta com a PM. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) também está na agência realizando o trabalho de perícia.


				
					Agência alvo de ataque em Periperi não tem previsão de reabertura
Reprodução / TV Bahia

De acordo com o g1 Bahia, esta não é a primeira vez que a agência é alvo de criminosos. No início de janeiro, ao menos quatro homens armados arrombaram o mesmo banco, durante uma tentativa de assalto. Moradores que estavam em um bar, próximo à unidade bancária, foram feitos reféns e usados como "cordão humano".

Estatísticas

Entre janeiro e março desde ano, a Bahia registrou um ataque a banco a cada 18 dias. As estatísticas são do Sindicato dos Bancários do estado, que contabilizou ao todo 4 casos. Ainda segundo a entidade, no ano passado, foram registrados 21 ataques à instituições financeiras, sendo 10 em Salvador e 11 no interior da Bahia.

Na prática, de 2022 pra cá, a maior parte das ocorrências aconteceram no interior. Foram 13 ocorrências das 25 contabilizadas. Na capital baiana, a diferença é de apenas um ataque - já que são 12 registros entre 2022 e 2023.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador