Os agentes de saúde e de endemias de Salvador realizam, no final da manhã desta terça-feira (10), um protesto na região do Dique do Tororó, em Salvador. De acordo com informações da categoria e da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), mais de 100 pessoas participam do ato, com destino a Estação da Lapa.
Parte da via foi bloqueada pelo grupo. Eles reivindicam o cumprimento da Emenda Constitucional nº120/22, que trata dos vencimentos do Piso Salarial Nacional para esses trabalhadores. Na prática, a legislação federal descreve e orienta o pagamento do novo piso da categoria, que é R$ 2.424,00 (dois mil, quatrocentos e vinte e quatro reais). Atualmente, na capital baiana, o salário base do agente de saúde é de R$ 877,07 (oitocentos e setenta e sete reais e sete centavos).
Leia também:
Além disso, os trabalhadores exigem o pagamento de avanços de níveis devidos pela Prefeitura de Salvador. Porém, de acordo com a categoria, a prefeitura só irá fazer o pagamento após o repasse de verbas federais. O iBahia entrou em contato com a prefeitura e em nota, eles informaram "permanecem em diálogo com os servidores de diferentes categorias, discutindo as reivindicações apresentadas. A Prefeitura segue com proposta formalizada que, somados ao reajuste e concessão de avanço de nível, totalizam um incremento salarial correspondente a 9,72%. Os representantes da categoria insistem em uma reestruturação da remuneração equivalente a 37%".
Após o ato, os servidores entram em uma paralisação de 48 (quarenta e oito) horas em todos os serviços realizados. A previsão é de que novas manifestações seja realizadas nos próximos dias.
Leia mais sobre Salvador no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!