Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
Reconhecimento

Alunos da rede municipal são selecionados para intercâmbio em Portugal

Professora também foi selecionada pelo projeto 'Era Uma Vez...Brasil'

Redação iBahia • 12/08/2023 às 23:51 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Alunos da rede municipal são selecionados para intercâmbio em Portugal
Foto: Divulgação

Um grupo de onze estudantes da rede municipal de Salvador e uma professora foram selecionados para um intercâmbio em Portugal, por meio do projeto "Era Uma Vez...Brasil". O grupo embarca em novembro para o país.

Os nomes dos intercambistas foram anunciados na manhã deste sábado (12), durante um evento realizado no Subúrbio 360. O evento também marcou o lançamento de um livro de histórias em quadrinhos e de quatro filmes curtas-metragens, todos produzidos pelos alunos durante as etapas do projeto.

Entre os intercambistas soteropolitanos anunciados estão a professora Sara Braga de Melo Fadigas, da Escola Municipal São Domingos Sávio, e os estudantes: Cristal Ribeiro Barreto (Escola Municipal Visconde de Cairu), Dandara de Jesus Rangel (Escola Municipal Professor Antônio Carvalho Guedes), Isabele Cristine de Jesus (Escola Municipal Amélia Rodrigues), Ronald Nascimento Catarino (Escola Municipal 2 de Julho), Salmo de Jesus Santos (Escola Municipal Jorge Amado), Sthefany Cecilia Jesus Araujo (Escola Municipal Iacy Vaz Fagundes), Larissa Santana Moreira (Escola Municipal São Domingos Sávio), Samara Lopes de Oliveira (Escola Municipal 15 de outubro), Ester Rodrigues (Escola municipal Iacy Vaz), Filipe Brito dos Santos (Escola municipal Clériston Andrade), Priscila Santana Araújo (Escola municipal Cidade de Jequié).

Leia mais:


				
					Alunos da rede municipal são selecionados para intercâmbio em Portugal
Foto: Divulgação


O “Era Uma Vez…Brasil” reconta a História do país, trabalhando em sala de aula narrativas não mostradas pelos livros didáticos tradicionais e exaltando a importância dos povos originários na construção histórica do país. Voltado para estudantes e professores de História do oitavo ano da rede pública de ensino, o “Era Uma Vez…Brasil” chega está na sétima edição em 2023, com o “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros Brasis”.

Desde março, a iniciativa desenvolve uma jornada de conhecimento com atividades de arte-educação que acompanham todo o ano letivo das escolas municipais, impactando alunos e professores. De lá pra cá, já foram realizadas duas etapas: a “Fatos Históricos” e o “Campus de Arte-educação”. Em Salvador, o projeto contou com 540 estudantes inscritos, mobilizando 54 professores e 41 escolas.

Intercâmbio

Serão dez dias em Portugal vivenciando e trocando experiências culturais. A viagem acontecerá no mês de novembro de 2023 e contará com visitas a pontos históricos e os estudantes visitarão escolas e universidades de Lisboa e regiões próximas, onde terão a oportunidade de trocar informações diretamente com estudantes e professores portugueses falando, inclusive, sobre os aspectos culturais regionais do Brasil. Os estudantes brasileiros irão ainda apresentar os produtos produzidos por eles durante as etapas do projeto: 20 curtas-metragens e o livro de HQs.

Em 2023, o projeto cresceu e chegou também ao Ceará. Com isso, passou a mobilizar, simultaneamente, as redes de ensino de quatro estados e 11 cidades brasileiras. Além de Salvador, o “Era Uma Vez… Brasil” acontece em Mata de São João e Jacobina, na Bahia; Lençóis Paulista, Macatuba, Ribeirão Preto e Serrana, em São Paulo; Recife e Belo Jardim, em Pernambuco; e Santa Quitéria e Itatira, no Ceará. Na Bahia, a iniciativa alcançou a marca de 1.341 alunos inscritos e mobilizou 88 professores de História de 73 escolas. Ao todo, foram mais de 4,4 mil estudantes inscritos em todo o país.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador