icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SALVADOR

Apesar de incêndio, matrículas da rede municipal estão garantidas

Após reunião com os secretários de educação e de Infraestrutura e Defesa Civil, ACM Neto declarou não haverá nenhuma descontinuidade administrativa

foto autor

04/01/2013 às 16:40 • Atualizada em 02/09/2022 às 4:36 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Os cerca de 200 servidores municipais que trabalhavam no prédio da Secretaria de Educação, no Parque Solar Boa Vista, destruído por um incêndio na noite dessa quinta-feira (3), serão transferidos para três prédios anexos da pasta, de acordo com informações da Agência Geral de Comunicação de Salvador. As atividades serão retomadas já na próxima segunda-feira (7) e as matrículas dos alunos da rede municipal de ensino não devem ser afetadas.
Chamas consumiram prédio principal do Solar Boa Vista
Após reunião com os secretários de educação, João Carlos Bacelar, e de Infraestrutura e Defesa Civil, Paulo Fontana, o prefeito ACM Neto declarou que no plano emergencial que não haverá nenhuma descontinuidade administrativa. "Essa foi a nossa preocupação desde ontem, no sentido de preservar os serviços da secretaria, sobretudo o calendário, cuja etapa da matrícula é decisiva para o cumprimento do ano letivo”, disse o prefeito recém empossado. A transferência dos servidores para os prédios anexos deve durar entre 60 e 90 dias, mas o secretário de educação deve elaborar propostas de alternativas para o segundo momento de funcionamento provisório da pasta, ainda segundo ACM Neto. De acordo com a avaliação de ACM Neto e seus secretários, o nível de comprometimento dos documentos foi muito pequeno, em razão da informatização do sistema. Ele acrescentou que prestação de contas da pasta, inclusive do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação das 425 escolas, também está preservada. O incêndioO fogo começou na sala da Coordenadoria de Gestão Escolar, por volta das 22h, e se espalhou pelo Solar Boa Vista. O gabinete do secretário João Carlos Bacelar foi totalmente destruído, assim como o setor que administra os contratos e pagamentos da pasta. O fogo foi controlado três horas depois.
Bombeiros tentam controlar as chamas no local
O prédio da secretaria teve cerca de 50% de sua estrutura consumida no incêndio, iniciado por volta das 22h de ontem no parque localizado no bairro do Engenho Velho de Brotas. Recuperação do prédioO prefeito ACM Neto, o governador Jaques Wagner, o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, acompanharam o trabalho de rescaldo feito pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta sexta (4).
Prefeito e governador acompanharam o trabalho de rescaldo dos bombeiros
De acordo com Secretaria de Comunicação Social do Governo do estado (Secom), o governador informou que o Estado vai ajudar no processo de recuperação do prédio, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pertencente ao governo estadual. O restauro e a recuperação do prédio deve ser iniciada com a liberação do seguro. AvaliaçãoEm nota, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) afirma que engenheiros do órgão foram ao prédio ainda na noite de ontem e acompanharam o trabalho dos bombeiros. Eles retornaram na manhã desta quinta e, de acordo com a avaliação preliminar, a estrutura principal do imóvel não corre risco de desabar. “Toda a parte interna atingida pelo fogo foi destruída, mas acreditamos que a superestrutura não foi comprometida, portanto precisamos de uma avaliação mais detalhada da parte estrutural, o que só vai poder ser realizada depois da perícia”, explica o subcoordenador operacional do órgão, Francisco Costa. A perícia para identificar as causas do incêndio será realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) depois que os bombeiros terminarem o trabalho de rescaldo e resfriamento da estrutura, o que deve acontecer no início da próxima semana. Prédio históricoO Solar foi construído no século 18 pelo mercador de escravos Manoel José Machado. Em 1858, foi comprado e reformado por Antonio José Alves, pai de Castro Alves, que morou lá a partir dos 11 anos. "Todos nossos arquivos digitalizados estão em back-up e os arquivos físicos em outro anexo. O que pode ser perdido são processos em tramitação, coisa recente. Nossa maior preocupação é manter a secretaria funcionando", afirmou o secretário Bacelar. Matéria original: Correio 24h Servidores da Educação serão transferidos para prédios anexos; matrículas estão garantidas

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador