Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
Saúde

Associação revela que mil pacientes tem Hemofilia na Bahia

Evento de conscientização sobre a doença é realizado nesta segunda-feira (17) em Salvador

Redação iBahia • 17/04/2023 às 9:40 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Associação revela que mil pacientes tem Hemofilia na Bahia
Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (17), é comemorado o Dia Mundial da Hemofilia. A doença é um distúrbio genético e hereditário, que afeta a coagulação do sangue. A data foi criada para homenagear o nascimento do fundador da Federação Mundial de Hemofilia, Frank Schnabel, com o objetivo de conscientizar a sociedade e difundir informações sobre a doença.

E em homenagem a data, a Associação Baiana dos Hemofílicos realiza um evento com a Fundação Hemoba, das 8h às 12h, no auditório do Centro Empresarial Iguatemi, em Salvador. Como palestrantes estarão presentes Anelisa Streva, diretora de Hematologia, e Cláudia Andrade, coordenadora de Enfermagem do Ambulatório da Fundação, que falarão sobre o tratamento e os cuidados para hemofilia.

Leia mais:

Na Bahia, cerca de mil pacientes hemofílicos recebem tratamento desde março no Centro Estadual de Referência às Pessoas com Doença Falciforme – Rilza Valentim, unidade administrada pela Hemoba. O Centro realiza atendimento ambulatorial nas especialidades de hematologia, gastroenterologia, nutrição, psicologia, odontologia, fisioterapia, serviço social e assistência farmacêutica. A equipe multidisciplinar é composta por 141 profissionais.

Sintomas - Nos quadros graves e moderados da hemofilia, os sangramentos repetem-se espontaneamente, principalmente, nas articulações (joelhos, tornozelos e cotovelos). Os sintomas principais são dor forte, aumento da temperatura e restrição de movimento. O sangramento pode ocorrer logo no primeiro ano de vida do paciente sob a forma de equimoses (manchas roxas), que se tornam mais evidentes quando a criança começa a andar e a cair.

Tratamento - A mutação que causa a hemofilia localiza-se no cromossoma X. Segundo dados da Coordenação de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, em 2020, havia no Brasil 13.150 pacientes com hemofilia. O tratamento da hemofilia consiste, basicamente, na reposição do fator de coagulação. Os hemocentros distribuem gratuitamente essa medicação que é fornecida pelo Ministério da Saúde. Quanto mais precoce for o início do tratamento, menores serão as sequelas deixadas pelos sangramentos. O paciente e seus cuidadores devem ser treinados para fazer a aplicação do fator em casa.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador