Até novembro de 2014, 150 novos abrigos de ônibus serão instalados em pontos da cidade de Salvador pela Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut). Atualmente, a capital baiana conta com cerca de 3 mil pontos de ônibus, sendo 1,2 mil cobertos. Os novos abrigos terão arquitetura moderna e adotarão modelos existentes nas principais capitais do mundo, além de contar com assentos confortáveis. A implantação vai contemplar diversas áreas da capital e o investimento será das empresas que têm o domínio comercial dos abrigos, a Cemusa e a JCDecaux, vencedoras da licitação realizada em 2000. De acordo com o secretário da Semut, Fábio Mota, a meta é colocar abrigos em todos os pontos. “Essa é uma demanda reprimida de muito tempo e de vital importância para os usuários do transporte público de Salvador, sem ônus para o município. O objetivo é que, até o final desta gestão, todos os pontos que permitem a instalação de abrigos já estejam equipados”.
Para que os antigos e novos equipamentos sejam conservados e monitorados, a Semut lança um canal de comunicação com a população. Qualquer cidadão que verifique um abrigo sendo usado indevidamente, seja no uso comercial não autorizado, danificado por vândalos ou depredados, deve fazer a denúncia, se possível com fotos, para o e-mail [email protected]. A Semut irá direcionar as reclamações para que o órgão ou empresa responsável pelo equipamento tome providências. Só nesse ano, a Cemusa e a JCDecaoux tiveram que fazer reparos em cerca de 170 abrigos danificados em toda a cidade por motivos diversos, como vidros quebrados, bancos removidos e estragos por acidente de carros.
Os novos abrigos terão arquitetura moderna e adotarão modelos existentes nas principais capitais do mundo, além de contar com assentos confortáveis |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade