As aulas da escola municipal do bairro de Valéria, em Salvador, foram retomadas após cinco dias do confronto entre policiais e grupos criminosos que resultou na morte do policial federal Lucas Caribé Monteiro de Almeida, de 42 anos, e outros quatro homens.
Durante o período, cerca de 2.607 estudantes foram impactados. A Secretaria Municipal da Educação (Smed) chegou a divulgar o retorno das atividades para terça-feira (19), mas voltou atrás ainda durante a manhã e manteve a suspensão.
Leia também:
À tarde, o prefeito Bruno Reis anunciou que solicitou o apoio da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) por causa dos casos recentes de violência no bairro. A Prefeitura de Salvador informou que a guarda municipal deve atuar na porta das escolas.
Foram reabertas as seguintes escolas: São Francisco de Assis, Batista de Valéria, Nossa Senhora Aparecida, Milton Santos, Afonso Temporal e CMEI João Paulo I.
Ônibus voltam a circular no bairro
A circulação de ônibus no bairro de Valéria e na estrada do Derba foram retomadas na manhã de terça-feira (19). A normalização do serviço acontece quatro dias após o início de ações no bairro na sexta-feira (15), que já deixaram um policial federal e nove suspeitos mortos.
Com a normalização, os coletivos voltam a circular até o final de linha de Valéria, na localidade de Nova Brasília, após decisão em uma reunião entre equipes da Secretaria de Mobilidade (Semob), Polícia Militar e do Consórcio Integra na noite de segunda-feira (19).
Ainda de acordo com a Semob, o secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller, solicitou apoio na segurança pública para a retomada da operação. Equipes do órgão e propostos das concessionárias estarão pela região para orientar os usuários sobre a retomada do transporte e acompanhar a operação.
Busca por suspeitos
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou que as polícias Militar, Civil e Federal continuam em busca dos homens que entraram em confronto com as forças de segurança. Novos imóveis e outras regiões de mata fechada foram visitados na capital baiana, na terça-feira (19). Até o momento, nove suspeitos morreram e dois foram presos.
Foragidos da Justiça, armas e drogas são alvos das forças estaduais e federais. O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Secretaria da Segurança Pública segue ativado.
Ainda segundo a SSP-BA, informações sobre os traficantes podem ser enviadas através do telefone 181 (Disque Denúncia da SSP), com garantia de sigilo.
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!