icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SALVADOR

Avião que caiu no Farol da Barra pode ter tido explosão

Testemunhas rezaram na areia da praia da Barra durante resgate de piloto, que não resistiu e morreu

foto autor

01/11/2015 às 9:32 • Atualizada em 01/09/2022 às 2:52 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

André não resistiu ao acidente
(Foto: Reprodução/Facebook)

O avião pilotado por André Textor, 30 anos, da Esquadrilha Textor Air Show, caiu no mar por volta das 15h50 deste sábado, após uma série de acrobacias. O forte impacto da aeronave, que pesa 795 kg, na água, causou a morte do piloto.
O avião PR-ZVX, modelo Slick 540, perdeu altitude após uma série de manobras e se chocou abruptamente com o mar, afundando na sequência. A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a aeronave acidentada é civil, assim como o piloto, e se apresentava no evento, promovido pela Base Aérea de Salvador. LEIA MAIS: Morre piloto de avião que caiu no mar da Barra durante acrobacias Em nota, a instituição afirmou que a Aeronáutica já iniciou investigação para apurar o que causou o acidente. Ao CORREIO, um especialista em aviação, que preferiu não se identificar, comentou o acidente. “É muito precipitado para afirmar o que aconteceu, mas pelo que vi no vídeo, é nítido que houve algum tipo de explosão, quando o piloto acabou de sair da manobra”. Segundo testemunhas - eram muitas, pois a praia estava lotada -, o resgate demorou cerca de 40 minutos. “Primeiro, se aproximou um rapaz de jet ski, mas sem nenhum aparato. As equipes de resgate demoraram a agir. É um absurdo, pois nesse tipo de evento é preciso ter gente a postos”, disse o funcionário público Gabriel Matos, 30.

Fumaça em avião pode indicar que houve explosão no ar, diz especialista ouvido pelo CORREIO (Foto: Betto Jr)

Duas equipes do Grupamento Aéreo (Graer), da PM, duas do Samu, uma do Salvar e outra do Corpo de Bombeiros participaram do resgate e negaram demora. “Assim que percebemos o acidente, articulamos nossas equipes e viemos socorrê-lo”, contou um bombeiro. A PM também foi acionada para ajudar a afastar os curiosos, que chegaram a rezar durante as tentativas de reanimar o piloto. Ele morreu no Hospital Português.

Piloto foi socorrido e reanimado ainda na praia (Foto: Betto Jr/CORREIO)

A Textor Air Show é uma empresa familiar que conta com os pilotos gaúchos Beto, André e Tiago Textor, respectivamente pai e filhos. O grupo, sediado em Goiás, faz apresentações aéreas pelo país - eles já foram campeões brasileiros de acrobacia aérea.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave pertence à Aerotex Aviação Agrícola e estava em situação regular. Até o fechamento da edição, não havia informações sobre data e local do sepultamento do piloto. Veja vídeo do momento da queda da aeronave:
Correio24horas

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador