Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
Tristeza

Bebê de 2 meses morre após erro em maternidade de Salvador

Criança estava internada na Maternidade Professor José Maria Magalhães Netto, no bairro do Pau Miúdo

Redação iBahia • 20/06/2023 às 15:56 • Atualizada em 20/06/2023 às 22:44 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Bebê de 2 meses morre após erro em maternidade de Salvador
Foto: Acervo Pessoal

Um bebê de 2 meses morreu, nesta segunda-feira (19), após ter tido leite injetado no acesso central. Samuel Ricardo Souza Bastos estava internado na Maternidade Professor José Maria Magalhães Netto, no bairro do Pau Miúdo, em Salvador. O caso teria acontecido após um erro de uma técnica de enfermagem.

A criança estava internada na unidade há cerca de um mês, porque nasceu com cardiopatia. Samuel Bastos recebia medicamentos na veia e se alimentava por meio de uma sonda. Há 15 dias, ele passou por uma cirurgia no Hospital Ana Nery e depois voltou para a maternidade, onde se recuperava do procedimento.

Leia mais:

A família do bebê denunciou o caso. A mãe de Samuel, Naiane Rocha, acompanhava o bebê na unidade médica. No entanto, no domingo (18), ela precisou ir em casa, até que recebeu uma ligação dizendo que o filho tinha passado mal.

"Eu recebei um telefonema de uma mãe que estava no hospital dizendo: 'venha correndo que seu filho está passando mal'", disse, Naiane Rocha à TV Bahia.

Ao chegar na maternidade, ela estranhou o acontecido, porque tinha deixado a criança bem quando saiu. Ainda de acordo com Naiane, a médica mentiu para ela sobre o real motivo do bebê passar mal.

"Cheguei no hospital, a médica mentiu para mim, disse que tinha acontecido pelo problema de saúde dele. Eu sabia que não era, porque sabia da melhora, sabia que não era o coração dele e eu fiquei desesperada", relatou a mãe do menino.

Na noite de domingo, ela foi informada no por uma outra médica que uma técnica de enfermagem tinha se confundido, e aplicado a alimentação no acesso central da criança.

"Quando cheguei na UTI, uma outra médica me explicou que a técnica em vez de conectar na sonda, conectou no acesso central. Aí que fui entender o que tinha acontecido".

Na segunda-feira (19), os familiares do bebê receberam a informação de um funcionário da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital teria vazado a informação da morte de Samuel. O óbito foi confirmado por uma assistente social, após questionamentos da família.

"Meu bebê era muito amado. Eu não posso julgar elas, porque foram técnicas maravilhosas, essa mesmo que fez isso com ele não era acostumada a ficar com ele, mas tinha as outras que ficavam e eu tenho um amor muito grande", contou Naiane Rocha.

O que dizem a Sesab e a maternidade

A diretoria da Maternidade Professor José Maria Magalhães Netto divulgou uma nota em que lamenta o "erro técnico" que levou a morte de Samuel Barros. A unidade também afirmou que todos os fluxos e protocolos na unidade estão sendo revistos e repassados junto às equipes, que passará por treinamentos e capacitações para seguir com a "conduta de prestação de serviço de excelência". A diretoria diz estar à inteira disposição dos familiares para acolhimento e devidos esclarecimentos.

Já a Sesab, confirmou a morte do bebê e afirmou que a maternidade está consternada com o falecimento da criança. Além disso, afirmou que uma sindicância foi instaurada para apurar as circunstâncias técnicas que levaram ao óbito de Samuel e que afastou a profissional envolvida no caso.

Confira a nota completa abaixo:

"A maternidade de referência Professor José Maria de Magalhães Netto está profundamente consternada com o falecimento do pequeno Samuel Ricardo de Souza Barros, sem palavras para expressar todo pesar e tristeza que acoete toda a equipe de profissionais. A instituição se solidariza e se coloca à inteira disposição dos familiares, com os quais compartilha a dor do luto; bem como à disposição para esclarecimentos públicos.

Adicionalmente informa que uma sindicância já foi instaurada para apurar as circunstâncias técnicas que levaram ao óbito; bem como já afastou a profissional envolvida no ato, que também se encontra em total desolação por também ser mãe e pelo vínculo formado com o bebê enquanto esteve sob seus cuidados, antes do lamentável fato".

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador