Um bebê, de 3 meses de vida, foi salvo por policiais militares, após se engasgar com secreção, na manhã desta quinta-feira (12). O susto aconteceu no bairro de Patamares, em Salvador.
Segundo a Polícia Militar da Bahia (PM-BA), os oficiais executaram a manobra de Heimlich, quando se coloca uma das mãos fechada sobre a chamada “boca do estômago”, para desobstruir as vias respiratórias, e o bebê reagiu bem.
Leia também:
Após a intervenção, o recém-nascido foi encaminhado a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para uma avaliação clínica. As circunstâncias exatas do engasgamento não foram divulgadas pela PM-BA.
Como funciona a técnica usada por policiais militares para salvar bebê engasgado na Bahia
A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros usada para desobstruir as vias respiratórias em casos de asfixia por objetos ou alimentos. Entenda como ela funciona:
- Posição: a pessoa deve estar em pé ou sentada. Se estiver inconsciente, é necessário deitá-la de costas.
- Abraços: o socorrista fica atrás da vítima, envolve seus braços ao redor da cintura e coloca uma mão embaixo do diafragma, na parte superior do abdômen.
- Compressão: o socorrista faz uma pressão rápida e firme para dentro e para cima, na área do abdômen, logo acima do umbigo. O objetivo é criar uma pressão suficiente para forçar o objeto ou alimento a sair das vias respiratórias.
- Repetição: a manobra pode ser repetida até que o objeto seja expelido ou a pessoa comece a respirar novamente.
A manobra de Heimlich é eficaz em situações onde a pessoa está consciente e a obstrução não é completa. Se a vítima perder a consciência, a manobra deve ser ajustada para o procedimento de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e o serviço de emergência deve ser contatado imediatamente.
Como realizar a manobra de Heimlich?
A manobra funciona como um abraço por trás da pessoa engasgada, em que - com um pouco de força - , a pessoa que está aplicando consegue desobstruir a traqueia da pessoa engasgada. Antes de aplicar os primeiros socorros, é importante chamar ajuda da Samu ou outro serviço de emergência em todas as ocasiões.
Para realizar a manobra em bebês, siga os passos abaixo:
- O bebê deve ser colocado de bruços, apoiado num dos antebraços ou uma das pernas da pessoa aplicando a manobra. É importante segurar a cabeça do bebê para baixo e manter a boca da criança aberta;
- Em seguida, faça cinco compressões firmes com força controlada entre as escápulas do bebê, que ficam no meio das costas da criança, o espaço entre os ossos de trás dos ombros;
- Depois, dê batidas vigorosas nas costas para expelir o corpo estranho que está bloqueando a garganta do bebê;
- Com um dedo mantendo a boca da criança aberta, vire ela de frente e verifique se ela já está respirando. Caso o engasgo continue, comece a fazer a massagem torácica: com dois dedos, pressione o espaço entre os mamilos da criança cinco vezes, uma a cada segundo.
- Tente ver se consegue ver o objeto que causou o engasgo e tente retirá-lo da garganta do bebê. Se não conseguir, repita o processo até o serviço de emergência chegar.
No caso de crianças mais velhas e adultos engasgados, siga as instruções abaixo:
- No caso de adultos, abrace a pessoa engasgada por trás - no caso de uma criança, se ajoelhe no nível dela - e coloque uma mão em formato de punho na região epigástrica, comumente conhecida como "boca do estômago";
- Depois coloque a outra mão, dessa vez aberta, em cima do punho para ajudar na compressão e faça um movimento de "J" - para dentro e para cima - a ideia é tentar empurrar o objeto estranho para fora da garganta da pessoa engasgada;
- Continue até a pessoa conseguir respirar normalmente novamente.
Naiana Ribeiro
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!