Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
Transporte

Bicicletas elétricas passam a integrar sistema do 'Salvador Vai de Bike'

Meta é de que 200 unidades sejam entregues até o fim de 2023

Redação iBahia • 01/09/2023 às 14:06 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Bicicletas elétricas passam a integrar sistema do 'Salvador Vai de Bike'
Valter Pontes/Secom PMS

Bicicletas elétricas passam a integrar o "Salvador Vai de Bike", na capital baiana. A novidade foi apresentada na abertura do 4° Fórum Salvador Vai de Bike, que acontece nesta sexta-feira (3), no piso L3 do Shopping da Bahia.

Ao menos 30 bicicletas do novo modelo foram entregues nessa sexta e estarão disponíveis para uso a partir de sábado (2). De acordo com a gestão municipal, a meta é de que até o final do ano sejam 200 veículos deste tipo no sistema.

Leia mais:

Segundo a Prefeitura, Salvador será a primeira cidade do Norte e Nordeste, além de ser a terceira capital do Brasil a ter bikes elétricas compartilhadas.

O lançamento acontece em celebração aos 10 anos do "Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB), neste mês de setembro, assim como a chegada das primeiras "Laranjinhas" na cidade. Ao todo, o sistema já soma 10 milhões de viagens feitas pelos usuários desde 2013, e o sistema já recebeu o cadastro de mais de 450 mil usuários.

As bikes elétricas que chegam a Salvador têm velocidade limitada a 25km/h e tecnologia de pedal assistido, que é acionada ao simples pedalar. São os mesmos modelos que estão disponíveis em cidades como Nova Iorque, Londres, Chicago, Dubai e Barcelona. As bicicletas são desenvolvidas especificamente para sistemas de compartilhamento, o que influencia na segurança e conforto de quem pedala.


				
					Bicicletas elétricas passam a integrar sistema do 'Salvador Vai de Bike'
Valter Pontes/Secom PMS

As 30 bicicletas elétricas, que têm autonomia para funcionar por até seis horas, serão distribuídas entre as 50 estações ativas em Salvador. Elas se somarão às 400 unidades convencionais que já estão disponíveis no sistema. O usuário pode diferenciar os modelos por meio de um símbolo de raio, no aplicativo Bike Itaú, que identifica as unidades elétricas. Elas poderão ser retiradas e entregues nas estações, como já ocorre atualmente.

Programação 4º Fórum Salvador Vai de Bike

Além do lançamento das bikes elétricas, Salvador receberá neste final de semana o 4º Fórum Salvador Vai de Bike e o Festival da Bicicleta, em comemoração aos 10 anos do Movimento Salvador Vai de Bike. Nesta sexta-feira (1º), ocorre o fórum, entre as 9h e 17h, no piso L3 do Shopping da Bahia, que contará com seis palestrantes.

Entre os palestrantes, Zé Lobo, fundador da organização Transporte Ativo, Marina Convertino, relações institucionais do Itaú, Letícia Fonti, diretora de Modos Ativos da CET do Rio de Janeiro, Juliana Minorello, diretora de Políticas Publicas da Tembici, Fernando Pinto Coelho, coordenador executivo da Bloomberg e Denise Silveira, fotógrafa, pesquisadora e idealizadora do projeto Ciclovia Musical.

Além do fórum, ocorre de sexta-feira (1) até domingo (3) uma série de ações no Festival da Bicicleta, no mesmo espaço do Shopping da Bahia. Entre as ações estão uma exposição de lojistas ligados ao mundo da bike, minicircuito fixo de bikes para as crianças, pocket shows, exposição fotográfica, palestras e muito mais.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador