Bilhete Único: segunda fase entra em vigor a partir de domingo


A segunda etapa do Bilhete Único começa a valer a partir do próximo domingo (1º). Passageiros que pegam dois ônibus no mesmo sentido e região dentro de um prazo máximo de duas horas serão beneficiados e pagarão apenas uma passagem pela viagem usando o Salvador Card.

Esta fase deveria ter sido iniciada há um mês. Entretanto, foi adiada por pedido dos empresários do setor de transporte, que solicitaram, na ocasião, um prazo maior para efetuar os ajustes necessários, segundo a Assessoria Geral de Comunicação (Agecom).

No modelo do programa Bilhete Único, a cidade está dividida em quatro regiões. São elas Orla, Centro, Miolo e Subúrbio. Na primeira etapa do programa, tinha direito ao benefício apenas quem se deslocava de uma região para outra. Agora, o benefício foi ampliado.

O soteropolitano que pegar, por exemplo, um ônibus de Itapuã até a Pituba e outro com destino à Barra, todas localidades da Orla, pagará apenas uma passagem se o fizer num intervalo de duas horas. O benefício não é válido para viagens de ida e volta. Para ilustrar, se o passageiro for de Itapuã até a Pituba e fizer o percurso de volta ao local de origem, ele pagará duas passagens normalmente.
    
O uso do Salvador Card, emitido pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps), é exigido pois permite o controle do número de tempo das viagens, segundo a Agecom. Para solicitar o Salvador Card, basta ir a um dos 110 postos de venda e pagar o valor de duas passagens.

Com a nova fase do programa, que antes somente contemplava quem se deslocava para diferentes regiões da cidade, a Prefeitura triplicou seu número de usuários do sistema por mês, passando de uma estimativa de 50 mil para 150 mil. Aos domingos, além do Bilhete Único, o usuário conta com o benefício do Domingo é Meia. Ou seja, com R$1,40 ele pode pegar dois ônibus no mesmo sentido pagando apenas uma passagem.