iBahia Portal de notícias
icone de busca
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Projeto de lei

Câmara aprova lei que proíbe sombreiros sem pedido na Porto da Barra

Texto estipula uma série de punições e também define que banhistas poderão usar gratuitamente o material se for montado sem solicitação

foto autor

Redação iBahia

16/10/2025 às 9:58 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

A Câmara Municipal de Salvador (CMS) aprovou, na última quarta-feira (15), o Projeto de Lei (PL) 21/25, que proíbe a instalação de sombreiros, cadeiras e mesas na praia do Porto da Barra sem solicitação prévia dos banhistas.


					Câmara aprova lei que proíbe sombreiros sem pedido na Porto da Barra
Praia do Porto da Barra, em Salvador. Foto: TV Bahia

A proposta abrange a faixa de areia entre o Monumento ao Marco de Fundação da Cidade de Salvador e o Farol da Barra.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Caso as regras sejam descumpridas, o infrator poderá receber advertência, multa, ter os equipamentos apreendidos e até perder a permissão ou concessão para atuar na área.

Segundo informações divulgadas pelo g1, o projeto também estabelece que, se os kits forem instalados sem pedido dos usuários, o uso será considerado gratuito. Ou seja, o banhista poderá utilizar os equipamentos sem pagar taxa de consumação ou qualquer outro valor.

Com a aprovação no Legislativo, o texto segue agora para sanção do prefeito Bruno Reis (União).

A regulamentação da atividade na faixa de areia da Porto da Barra ganhou repercussão no início deste ano, quando a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), implementou regras semelhantes.

Na época, frequentadores da praia reclamaram da ocupação excessiva do espaço por sombreiros montados previamente, o que motivou a adoção da exigência de montagem apenas sob demanda.

A medida gerou protestos de barraqueiros, que alegaram prejuízos e chegaram a suspender as atividades na praia. Apesar das críticas, a iniciativa foi bem recebida por boa parte da população.

Após as manifestações, os trabalhadores retomaram suas atividades, com as regras ainda em vigor. Atualmente, é permitida a instalação de até 10 mesas e 30 cadeiras, sempre mediante solicitação dos clientes.


					Câmara aprova lei que proíbe sombreiros sem pedido na Porto da Barra
Faixa de areia da praia do Porto da Barra amanhece sem sombreiros e cadeiras após protesto de ambulantes. Foto: Alan Oliveira/g1

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador