Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
Homenagem

Câmara concede título de cidadão soteropolitano a Cardeal Dom Sergio

Cerimônia acontece nesta quinta-feira (25), na Câmara Municipal de Salvador

Redação iBahia • 24/05/2023 às 19:26 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Câmara concede título de cidadão soteropolitano a Cardeal Dom Sergio
Foto: Divulgação/Arquidiocese de Salvador

O Arcebispo de São Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha recebe, nesta quinta-feira (25), o Título de Cidadão Soteropolitano. A cerimônia acontece às 18h, na Câmara Municipal de Salvador.

A homenagem foi proposta pelo vereador Marcelo Maia (PMN). Segundo ele, Dom Sergio possuiu "relevantes serviços" prestados à capital baiana, principalmente na defesa dos direitos dos mais necessitados.

Leia mais:

“Essa é uma das mais honrosas homenagens que pude fazer ao longo da minha vida. Dom Sergio é um forte símbolo da comunidade católica aqui no Brasil e principalmente na cidade de Salvador. Sua sensibilidade, dedicação, trabalho e compromisso em prol das causas sociais e do próximo são motivo de inspiração para todos nós”, comenta Marcelo.

Nascido em Dobrada, no estado de São Paulo, no dia 21 de outubro de 1959, Dom Sergio recebeu a Ordenação Diaconal na Igreja Santa Cruz de Matão (SP), no dia 18 de agosto de 1984. O Cardeal é mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, em 1997.

Dom Sergio foi nomeado pelo Papa Francisco como Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, em 11 de março de 2020. A posse aconteceu no dia 5 de junho do mesmo ano, na Catedral Metropolitana de Salvador (Catedral Basílica).

Entre as atividades realizadas pelo Arcebispo estão a atuação como membro da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de 2007 a 2011; e a presidência da Comissão Episcopal para Doutrina da Fé, de 2011 a 2015.

Dom Sergio também foi presidente do departamento de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), de 2007 a 2011; e representou a CNBB na XIII Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização, em 2012, e na XIV Assembléia do Sínodo dos Bispos sobre a Família.

Além disso, ele foi criado pelo Papa Francisco no Consistório realizado na Basílica de São Pedro, em 19 de novembro de 2016, recebendo o título da Basílica de Santa Cruz na Via Flaminia, em Roma. O Cardeal foi presidente da CNBB, de 2015 a 2019, e relator geral da XV Assembleia dos Bispos, em 2018, que teve como tema a juventude.

O Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil Cardeal Dom Sergio também é membro do Conselho da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos (Vaticano), da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), da Congregação para o Clero (Vaticano) e da Congregação para os Bispos (Vaticano).

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador