Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > salvador
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Veja como participar

Casa da Ponte lança projeto para formação de Orquestras Afrobaianas

Objetivo é atender gratuitamente mais de 1.500 alunos e alunas. Veja passo a passo para inscrição

Redação iBahia • 05/08/2023 às 13:16 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Casa da Ponte lança projeto para formação de Orquestras Afrobaianas
Foto: Jardel Sousa

A Casa da Ponte Maestro Ubiratan Marques, organização social que abriga a Orquestra Afrosinfônica e o Núcleo Moderno de Música, lançou um projeto sociocultural e educativo de formação musical chamado “Ponte Para a Comunidade – Orquestras Afrobaianas”.

O projeto inédito conta com a parceria de 8 organizações afrodescendentes. São elas: Banda Didá, o bloco Cortejo Afro, o Afoxé Filhos de Gandhy, o Grupo Étnico Cultural, os blocos Ilê Aiyê, Malê Debalê e Olodum e a Associação Pracatum. Em polos de ensino de música, a meta é atender gratuitamente mais de 1.500 alunas e alunos na cidade do Salvador.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:


				
					Casa da Ponte lança projeto para formação de Orquestras Afrobaianas
Foto: André Carvalho

“É de fundamental importância a parceria com essas instituições, pois teremos, em sua maioria, alunos oriundos das comunidades do Centro Histórico/Pelourinho, Candeal/Brotas, Curuzu/Liberdade, Pirajá, Bairro da Paz e Itapuã, criando polos de ensino de música na cidade de Salvador”, afirma o maestro Ubiratan Marques.

A conclusão do projeto será com um concerto final, no Largo do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador. O repertório dos polos afro terá arranjos, regência e direção musical do maestro Ubiratan Marques, com a participação de vocalistas das instituições (afoxés e blocos afros) e da Orquestra Afrosinfônica.

“A música de matriz africana é o tripé que sustenta toda a música brasileira. Precisamos abrir espaço para a diversidade cultural brasileira e ter um ensino com abordagens e expressões musicais afrobaianas para a população”, reforça o maestro. O Ponte Para a Comunidade é um projeto viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, e conta com patrocínio do Nubank.

Os interessados podem realizar as inscrições de forma online no site da Casa da Ponte ou no link disponível na bio do Instagram


				
					Casa da Ponte lança projeto para formação de Orquestras Afrobaianas
Foto: Jardel Sousa

CONFIRA OS POLOS DE ENSINO

  • Centro Histórico/Pelourinho - Didá | Gandhy | Olodum | Casa da Ponte
  • Candeal/Brotas – Pracatum
  • Curuzu/Liberdade - Ilê Aiyê
  • Pirajá - Cortejo Afro
  • Bairro da Paz - Grupo Étnico
  • Itapuã - Malê Debalê

MAIS SOBRE CASA DA PONTE

No Centro Histórico de Salvador, a "Casa da Ponte Maestro Ubiratan Marques" é conduzida pela crença na transformação através da cultura, da memória e da preservação de nossos patrimônios. Criada em 2018, abriga os Núcleos de Difusão de Música Afrosinfônica e de Preservação do Patrimônio Histórico, mantendo um espaço dedicado à educação, cultura, diálogo e fruição.

Em um casarão do século XVIII, localizado no Largo do Pelourinho, mantém a Orquestra Afrosinfônica e Orquestra Jovem; uma escola dedicada à música, o NMM - Núcleo Moderno de Música; e um centro cultural para a comunicação pública da Obra do Maestro, diálogos criativos com comunidades da cidade, e ocupação do espaço por artistas e intelectuais, locais e de outras origens.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador